Requeijão Caseiro, também conhecido simplesmente como requeijão ou requeijão cremoso, é um queijo cremoso feito com apenas 4 ingredientes em casa, sem conservantes ou adição de amido. É super fácil de fazer no liquidificador e muito gostoso. Use para fazer a nossa macarronada com requeijão.
Table of Contents
- 1 Requeijão
- 2 O que servir com requeijão cremoso caseiro?
- 3 Onde comprar
- 4 O requeijão cremoso é um queijo cremoso ou de muita alta umidade?
- 5 Você pode usar requeijão caseiro em vez de ricota cremosa?
- 6 Requeijão Cremoso x Requeijão de Corte
- 7 Ingredientes e substituições para a receita de requeijão caseiro
- 8 Como fazer requeijão caseiro
- 9 Como Armazenar
- 10 Outras receitas com queijo:
- 11 Requeijão Caseiro
Requeijão
Antes de fazermos a receita de requeijão, vamos saber um pouco mais sobre esse tipo de queijo brasileiro.
O que é requeijão ou requeijão cremoso?
Requeijão cremoso (ou simplesmente requeijão) é um queijo cremoso e pastoso cuja consistência é mais cremosa do que requeijão Americano ou cream cheese.
Ambos são derivados do leite, de sabor suave e de cor branca, mas sua textura é totalmente diferente. Isso mesmo!
O requeijão brasileiro tem consistência semelhante à do leite condensado e costuma ser vendido no Brasil em potes de vidro, copos plásticos, ou bisnagas.
Seu sabor suave varia de uma marca para outra, sendo Catupiry a marca mais famosa no Brasil. Seu produto é feito com queijo Catupiry. Outro queijo cremoso manufaturado famoso é o requeijão Itambé.
A receita original do requeijao tem origem no estado de Minas Gerais, um grande produtor de laticínios no Brasil ou derivados do leite, como pão de queijo.
Requeijão em Inglês
Requeijão cremoso é pronunciado em inglês como heck-ay-ZHOWN cray-MOH-zoo . Em inglês, é o equivalente de cream cheese.
O que servir com requeijão cremoso caseiro?
É um produto versátil e pode ser usado em:
- Para passar em torradas ou como recheio para tapioca com queijo.
- Como ingrediente em pratos de massa como a macarronada.
- Em arroz de forno misto.
- Como substituto do molho de queijo neste bacalhau de forno ecreme de milho gratinado.
- Como um substituto para a ricota cremosa.
- Em outras caçarolas como escondidinho de frango e kibe de forno como uma das camadas de queijo.
- Incorporado em ensopados (frango na moranga).
- Em purê de batata ou purê de batata doce para torná-los mais cremosos.
- Como recheio para biscoito de polvilho ou pão de queijo.
- Acompanhamento para servir junto com goiabada (Romeo e Julieta), entre outros usos.
Onde comprar
No Brasil, está disponível em qualquer supermercado local. Mas nos Estados Unidos, você encontraria em um mercado brasileiro ou do Oriente Médio (marca Puck). Mas a partir de agora, você pode fazer essa receita de requeijão cremoso caseiro no conforto da sua casa com apenas 4 ingredientes simples!
O requeijão cremoso é um queijo cremoso ou de muita alta umidade?
Sim! É mais do que um queijo macio. É um queijo cremoso - mais cremoso do que uma ricota cremosa ou queijo cottage. Tem uma consistência pastosa e mole, a qual o queijo feta não têm. Você pode fatiar queijo brie ou de cabra e esfarelar feta, mas não pode fatiar requeijão cremoso porque é simplesmente uma pasta.
Você pode usar requeijão caseiro em vez de ricota cremosa?
Sim e não! A ricota cremosa assim como o requeijão cremoso são queijos de muita alta umidade. Você pode substituir um pelo outro se a ricota for cremosa. Esta é vendida em potes. Mas a ricota de corte (semelhante a um queijo normal ou de alta umidade) não tem a mesma consistência de uma ricota cremosa e não pode ser substituída uma pela a outra ou pelo requeijão cremoso.
A substituição depende do tipo de ricota e do tipo de receita em que vai ser usada!
Requeijão Cremoso x Requeijão de Corte
É preciso ter cuidado para não confundir requeijão cremoso com outro produto conhecido simplesmente como requeijão de corte, um produto artesanal, de cor amarela clara, à base de leite de vaca, cuja aparência pode ser facilmente confundida com a do queijo amarelo. É macio como requeijão cremoso mas não tão cremoso.
“Corte” significa que você pode cortá-lo como se fosse um queijo normal. Por outro lado, você não poderá fatiar requeijão cremoso porque é uma pasta.
Requeijão de corte é um componente da culinária regional dos estados brasileiros de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. É semelhante em consistência a um queijo catupiry de corte.
Ingredientes e substituições para a receita de requeijão caseiro
- Leite: Para uma consistência mais espessa, use leite gordo ou integral (pasteurizado). Mas se você preferir algo mais leve para fazer um requeijão cremoso light, use leite com teor reduzido de gordura (2%).
- Vinagre branco: você pode substituir por suco de limão. Este ingrediente ácido é essencial para coalhar o leite.
- Manteiga sem sal: Adiciona cremosidade. Prefiro usar manteiga sem sal porque você controla melhor a quantidade de sal que varia de acordo com a marca. Aquelas com menor teor de água são melhores, como as manteigas irlandesas ou européias.
- Sal: É o ingrediente aromatizante e você pode adicionar mais ou menos do que a quantidade pedida na receita dependendo de suas necessidades e dieta.
- Queijo Mussarela: é opcional, mas funciona como um espessante! Se estiver com pressa, acrescente à receita porque vai fazer este requeijão caseiro ficar no ponto para comer mais rápido. Você terá que resfriar o requeijão cremoso na geladeira por menos horas se usar a mussarela na receita. Algumas receitas pedem amido de milho ou farinha de trigo, mas não a nossa.
Como fazer requeijão caseiro
- Para fazer esta receita de requeijão cremoso , reserve cerca de ½ a ⅔ xícara de chá de leite. Em uma panela grande, leve o leite restante para ferver em fogo médio-alto. Em seguida, desligue o fogo e junte o vinagre. Assim que a coalhada estiver formada, coloque o conteúdo da panela em uma peneira colocada sobre uma tigela grande, lave bem a coalhada com água corrente (para eliminar o gosto azedo do vinagre) e pressione a coalhada coada com uma colher grande para eliminar o excesso de líquido. Apenas os coalhos (sem nenhum líquido) deve ser deixada na peneira. Isso é essencial para NÃO deixar seu requeijão mole demais!
- No liquidificador, bata os coalhos, a manteiga, o sal, o queijo (opcional) e um pouco do leite reservado por cerca de 2 a 3 minutos em velocidade alta ou até a mistura ficar bem cremosa e homogênea. OBS.: Para uma consistência mais mole, adicione um pouco mais de leite. Se você estiver adicionando mussarela, precisará de mais leite reservado. Adicione o leite pouco a pouco até obter a cremosidade desejada. O leite deve ser frio se os coalhos estão frios ou morno se os coalhos estão ainda mornos.
- Despeje com cuidado o requeijão caseiro em jarras de vidro esterilizadas e secas ou em recipientes com tampa (s) apertada (s). Guarde na geladeira por pelo menos 4 horas antes de passar em torradas.
OBS.: Tanto o sabor como a textura deste requeijão caseiro cremoso são semelhantes ao da marca Tirolez.
Como Armazenar
Guarde o requeijão caseiro na geladeira por até 2 semanas (melhor ainda por 8 dias). Não congele; caso contrário, alterará sua consistência cremosa!
Outras receitas com queijo:
- Carne de sol com queijo de coalho
- Waffles pão de queijo
- Purê de batata com requeijão
COMPARTILHE!
NOS SIGA NO INSTAGRAM, PINTEREST E FACEBOOK PARA MAIS RECEITAS FÁCEIS E GOSTOSAS!
Requeijão Caseiro
Equipment
- liquidificador
- panela
- jarras de vidro esterilizadas
Ingredients
Ingredientes
- 2 litros de leite integral (ou com 2% de gordura para uma versão light)
- 4 colheres de sopa de vinagre de maçã ou vinagre branco ou suco fresco de limão (Se usar vinagre branco ou suco de limão, lave os coalhos bem em água corrente em uma peneira e esprema bem para retirar o excesso de soro)
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal à temperatura ambiente
- ½ colher de chá de sal
- ½ xícara de chá de queijo mussarela ralado ou em tirinhas OPCIONAL
Instructions
Modo de Preparo
- Para fazer esta receita de requeijão cremoso , reserve cerca de ½ a ⅔ xícara de chá de leite. Em uma panela grande, leve o leite restante para ferver em fogo médio-alto. Em seguida, desligue o fogo e junte o vinagre. Assim que a coalhada estiver formada, coloque o conteúdo da panela em uma peneira colocada sobre uma tigela grande, lave bem a coalhada com água corrente (para eliminar o gosto azedo do vinagre branco) e pressione a coalhada coada com uma colher grande para eliminar o excesso de líquido. Apenas os coalhos (sem nenhum líquido) deve ser deixada na peneira. Isso é essencial para NÃO deixar seu requeijão mole demais!
- No liquidificador, bata os coalhos, a manteiga, o sal, o queijo (opcional) e um pouco do leite reservado por cerca de 2 a 3 minutos em velocidade alta ou até a mistura ficar bem cremosa e homogênea. OBS.: Para uma consistência mais mole, adicione um pouco mais de leite. Se você estiver adicionando mussarela, precisará de mais leite reservado. Adicione o leite pouco a pouco até obter a cremosidade desejada. O leite deve ser frio se os coalhos estão frios ou morno se os coalhos estão ainda mornos.
- Despeje com cuidado o requeijão caseiro em jarras de vidro esterilizadas e secas ou em recipientes com tampa (s) apertada (s). Guarde na geladeira por pelo menos 4 horas antes de passar em torradas.
Video
Notes
- Tempo de preparo: 8 min
- Tempo de Cozimento: 10 min
- Tempo Total: 18 min
- Rendimento: 2 xícaras de chá
Nutrition
Post inicialmente publicado em 26 de setembro de 2015.
Frank Aliberti says
Que raios é chá de leite?!
Denise Browning says
Oi Frank! Onde voce viu esse termo "cha de leite"? Eu revisei a receita e la pede 2 litros de leite na receita.