Rabanada, fatia dourada ou fatia-de-parida é uma sobremesa ou lanche da tarde embebida em leite, revestida com ovos batidos, frita, e polvilhada com açúcar e canela. Uma delícia-- assim como a nossa rabanada de panetone!
Ainda me lembro de ver minha avó materna, Socorro, em pé em frente ao fogão enquanto preparava esta guloseima. O aroma vindo de sua cozinha ainda enche minha mente de memórias.
Como adulta, valorizo todos os momentos que passei quando criança em sua cozinha e em sua companhia.
Eu daria tudo para voltar no tempo e que ela me entregasse um pedaço de rabanada com aquele grande sorriso no rosto.
O tempo pode ser cruel ! É por isso que comecei minhas próprias tradições, desta vez com minhas filhas.
De minha avó para mim, e de mim para minhas filhas (e com sorte para meus netos) o que eu realmente quero fazer é criar boas lembranças com meus entes queridos e enchê-los de felicidade e de pensamentos reconfortantes que ficarão com eles mesmo quando eu também tiver me tornado uma memória.
FELIZ NATAL!
Table of Contents
O que é rabanada?
A Rabanada data do século XV, conforme citado por Juan del Encina: '... mel e muitos ovos para fazer rabanadas ...' considerada um prato útil para a recuperação do parto.
É por isso que também é conhecido como fatia parida ou fatia-de-parida (ou seja, fatias para a nova mamãe).
As primeiras receitas remontam ao livro de receitas de Hernández de Maceras (de 1607) bem como a "Arte de coziña, pastelería, vizcochería y conservería" de Francisco Martínez Motiño (de 1611).
No início do século XX, a rabanada fazia sucesso nas tabernas de Madrid, onde era servida com jarras de vinho.
O prato é comum durante a festa da Quaresma em Espanha, enquanto em Portugal é servido na época do Natal, por isso que é também chamada de rabanada de Natal!
Da Espanha a Portugal e depois de Portugal ao Brasil, que já foi sua colônia principal.
Variações
Você pode ver alguns a designarem como torrada portuguesa, enquanto outros, como nós, a chamarem de rabanada brasileira.
Embora a preparação portuguesa e brasileira sejam quase iguais, existem algumas variações nos ingredientes.
A rabanada portuguesa é embebida em leite (aromatizado com especiarias e / ou casca de laranja ou limão), vinho (a província do Minho usa vinho verde tinto ou branco) ou calda de açúcar.
Em contraste, a rabanada brasileira costuma ser embebida em leite puro ou em uma mistura geralmente feita de leite, açúcar e baunilha.
Também existem diferenças na forma como são servidas. Em ambos os países, elas são servidas simples. No entanto, no Minho podem ser regadas com calda de vinho, enquanto no Brasil podem ser regadas com mel, calda de açúcar ou xarope de bordo.
Tipos de Rabanadas
Há várias maneiras de fazer rabanadas como você pode ver abaixo:
- Rabanadas simples -- é a receita tradicional que é frita numa frigideira.
- Rabanadas de forno ou no forno -- é cozinhada no forno ao invés de ser frita. Leva menos gordura do que a frita!
- Também rabanadas recheadas -- é recheada com Nutella, goiabada, Romeu e Julieta, etc
- Rabanadas assada na travessa -- é feita em uma travessa e depois assada, sendo similar a baked french toast americana.
- Rabanada de panetone -- usa panetone fatiado ao invés de pão francês dormido ou baguete.
Receita de Rabanada: Ingredientes e substituições
- Baguete francês dormido: Como qualquer outra torrada francesa, a rabanada pede pão velho ou dormido, mais especificamente uma baguete francesa que é o tipo de pão tradicionalmente usado para preparar a receita. Se o pão não estiver velho, a torrada ficará amolecida. Se você não teve tempo de deixar o pão fora do saco para endurecer durante a noite, não se preocupe! Apenas fatie o pão, coloque as fatias em uma assadeira em uma única camada e leve ao forno a 375 F (190 C) por cerca de 10 minutos. Deixe esfriar antes de fazer as rabanadas.
- Leite integral: se preferir, você pode usar uma mistura de leite e creme de leite ou até mesmo somente creme de leite para uma rabanada simples mais cremosa por dentro. Claro, você pode usar um leite de origem vegetal, como o leite de amêndoa, para torná-la vegana.
- Extrato de baunilha: eu uso extrato de baunilha como agente aromatizante, mas você pode fazer uma variação usando extrato de amêndoa ou casca de laranja, por exemplo.
- Açúcar granulado: para uma versão vegana, use açúcar de coco.
- Ovos: darão à torrada uma cor dourada. Eles não são misturados com o leite, baunilha e açúcar como na maioria das receitas de torradas francesas. Em vez disso, costumam ter o pão embebido mergulhado nos ovos batidos antes de fritar.
- Óleo vegetal para fritar: O melhor tipo é aquele com sabor suave ou neutro. Evite óleo de amendoim, entre outros com sabor forte.
- Canela em pó: é misturada ao açúcar e serve para cobrir as rabanadas para o toque final - assim como os churros.
Rabanadas x Torradas Francesas
As rabanadas são diferentes de sua prima, as torradas francesas. Como assim?
O pão usado para fazer rabanadas deve ser dormido, geralmente tem formato redondo ou oval e é cortado grosso.
A forma como é preparada também é diferente! As fatias de pão são primeiro embebidas em leite (ou numa mistura de leite) e depois passadas em ovos batidos, fritas em óleo quente e polvilhadas com uma mistura de açúcar e canela.
Por outro lado, as torradas francesas são levemente embebidas em uma mistura de leite e ovo e cozidas em frigideira com manteiga derretida.
O resultado? A rabanada brasileira é mais cremosa por dentro, mais crocante por fora e, em geral, mais doce do que as torradas francesas e americanas.
Sua doçura pode explicar por que é servida como sobremesa ou lanche da tarde em vez de café da manhã.
Como Fazer Rabanada (Frita)
- É muito fácil fazer essa receita de rabanada! Forre uma assadeira grande com uma camada dupla de papel toalha. Reserve.
- Distribua as fatias de pão entre 2 pirex rasos e grandes, organizando-as em uma única camada em cada pirex. Em um outro pirex, misture bem o leite, baunilha e açúcar. Despeje a mistura de leite sobre as fatias de pão, distribuindo o líquido uniformemente em cima de todas as fatias. Deixe as fatias de pão de molho por cerca de 20 minutos, permitindo que elas absorvam a quantidade máxima da mistura de leite.
- Em uma frigideira grande, aqueça cerca de 5 cm de óleo vegetal a fogo médio-alto até que o óleo esteja quente o suficiente que comece a borbulhar se um pingo de água cair.
- Pegue com a mão cada uma das fatias de pão embebidas de leite (manuseando-as com cuidado) e mergulhe-as nos ovos batidos, revestindo ambos os lados, e deixando o excesso cair na tigela de ovos batidos. Coloque o pão no óleo quente e cozinhe até dourar bem de um lado, cerca de um a um minuto e meio. Vire o pão e cozinhe até que ambos os lados estejam dourados. Transfira cuidadosamente as rabanadas para a assadeira forrada com papel toalha.
- Repita com as fatias de pão restantes, cozinhando várias ao mesmo tempo mas sem encher demais a panela. Você talvez tenha que abaixar o fogo um pouco para que as outras fatias não queimem.
- Em uma tigela média, misture o açúcar e a canela. Passe bem todos os lados das fatias de pão na mistura de açúcar e canela. Qualquer excesso de fios de ovo cozidos pode ser removido antes de passar as fatias de pão na mistura de canela e açúcar.
Como Fazer Rabanadas de Forno
- É muito simples fazer rabanada de forno! Siga os passos 1 a 4 conforme indicado na receita de rabanada frita. Em seguida, coloque as fatias de pão em uma assadeira forrada com papel manteiga.
- Asse a 350 graus F (180 C), por 10 a 15 minutos de cada lado. Se deixar no forno por mais tempo ele vai ressecar!
- Passe as rabanadas assadas na mistura de açúcar e canela e sirva enquanto estiverem quentes!
Como Servir Rabanada
No Brasil, a rabanada tradicional não é um prato de café da manhã. Servimos como sobremesa ou lanche da tarde, juntamente com café.
Mas se preferir, você pode servir como está ou cobrir com mel ou xarope de bordo (mais no café da manhã) ou até mesmo chantilly e frutas vermelhas (como sobremesa). Outra maneira é comer com sorvete de baunilha assim como a nossa rabanada de panetone!
Posso fazer a receita de rabanada com antecedência?
Feita na hora é a melhor maneira de saborear a rabanada. Mas se preferir, também pode prepará-la um dia antes e guardar em um recipiente hermético na geladeira.
Sirva em temperatura ambiente ou aqueça ela em forno pré-aquecido a 350 graus F (180 C) por cerca de 6 a 8 minutos ou até ficar bem quente. Evite colocar as rabanadas no microondas, pois podem ficar muito moles no início e depois endurecer muito à medida que esfriam.
Como conservar
Conserve por um ou dois dias na geladeira.
Posso congelar
Sim! Embora eu prefira fazer e desfrutar fresca.
Para guardar as rabanadas no congelador, basta cozinhá-las de acordo com a receita (mas não passe na mistura de açúcar e canela) e deixe esfriar completamente. Em seguida, coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga em uma única camada, cubra bem com filme plástico e deixe congelar (cerca de 2 a 4 horas).
Em seguida, transfira-as para um saco para freezer, esprema o máximo de ar possível e guarde no freezer por até 2 meses, até a hora de comer.
Reaqueça as rabanadas congeladas em forno pré-aquecido a 350 graus F (180 C), cobertas com papel alumínio, por cerca de 10 minutos ou até ficarem bem quentes. Em seguida, passe-as na mistura de açúcar e canela.
COMPARTILHE!
Receita de Rabanada
Equipment
- panela
- tigelas
Ingredients
Ingredientes:
- 24 fatias de pão francês amanhecido com 2 cm de espessura por fatia
- 2 copos americanos de leite integral
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- ½ a ¾ copo americano de açúcar granulado
- 4 ovos grandes ligeiramente batidos
- Óleo vegetal para fritar
- ½ copo americano de açúcar
- 1 colher de sopa de canela em pó
- Mel ou xarope de bordo para acompanhar opcional
Instructions
Modo de preparo:
- Forre uma assadeira grande com uma camada dupla de papel toalha. Reserve.
- Distribua as fatias de pão entre 2 pirex rasos e grandes, organizando-as em uma única camada em cada pirex. Em um outro pirex, misture bem o leite, baunilha e açúcar. Despeje a mistura de leite sobre as fatias de pão, distribuindo o líquido uniformemente em cima de todas as fatias. Deixe as fatias de pão de molho por cerca de 20 minutos, permitindo que elas absorvam a quantidade máxima da mistura de leite.
- Em uma frigideira grande, aqueça cerca de 5 cm de óleo vegetal a fogo médio-alto até que o óleo esteja quente o suficiente que comece a borbulhar se um pingo de água cair.
- Pegue com a mão cada uma das fatias de pão embebidas de leite (manuseando-as com cuidado) e mergulhe-as nos ovos batidos, revestindo ambos os lados, e deixando o excesso cair na tigela de ovos batidos. Coloque o pão no óleo quente e cozinhe até dourar bem de um lado, cerca de um a um minuto e meio. Vire o pão e cozinhe até que ambos os lados estejam dourados. Transfira cuidadosamente as rabanadas para a assadeira forrada com papel toalha.
- Repita com as fatias de pão restantes, cozinhando várias ao mesmo tempo mas sem encher demais a panela. Você talvez tenha que abaixar o fogo um pouco para que as outras fatias não queimem.
- Em uma tigela média, misture o açúcar e a canela. Passe bem todos os lados das fatias de pão na mistura de açúcar e canela. Qualquer excesso de fios de ovo cozidos pode ser removido antes de passar as fatias de pão na mistura de canela e açúcar.
Video
Notes
- Rendimento: 24 fatias
- Tempo de preparo: 8 minutos
- Tempo de cozimento: 2 minutos
- Tempode embeber no leite: 20 minutos
- Tempo total: 30 minutos
- É muito simples fazer rabanada de forno! Siga os passos 1 a 4 conforme indicado na receita de rabanada frita. Em seguida, coloque as fatias de pão em uma assadeira forrada com papel manteiga.
- Asse a 350 graus F (180 C), por 10 a 15 minutos de cada lado. Se deixar no forno por mais tempo ele vai ressecar!
- Passe as rabanadas assadas na mistura de açúcar e canela e sirva enquanto estiverem quentes!
Nutrition
Post publicado primeiro em 22/12/2015.
Rodrigo Porto says
Adoro as suas publicações! Quando vai ternova publicação aqui!
Denise Browning says
Oi Rodrigo! Muito obrigada! Estarei enviando emails com receitas pra voces sim. Se voce nao subscreveu pra receber os nossos emails, esse eh a melhor maneira de receber receitas. Eu tenho estado muito ocupada fazendo atualizacoes de muitas receitas antigas. Por isso, eu nao publiquei uma nova. A correria tem sido grande. Mas sim estarei enviando emails com receitas novamaente para os que se inscreveram na minha lista em Portugues. Um abraco!