Receita de pão de mel caseiro recheado com doce de leite e coberto com chocolate. A massa é úmida e fofinha com um sabor de chocolate e especiarias. Uma verdadeira delícia, perfeita não só como sobremesa mas também para servir em festas de aniversário, casamento e outras ocasiões.
Table of Contents
- 1 O que é pão de mel?
- 2 Ingredientes e substituições de Pão de Mel Tradicional
- 3 Como fazer pão ao de mel
- 4 Dicas de cozimento para a receita de pão de mel
- 5 Variações de Recheio
- 6 Por que temperar chocolate?
- 7 Como temperar chocolate
- 8 Quando servir pão de mel
- 9 Quanto tempo dura o pão de mel?
- 10 Como congelar
- 11 Mais sobremesas de chocolate para saborear:
- 12 Pão de Mel
O que é pão de mel?
Pão de mel é o equivalente do gingerbread americano. É um mini pão feito basicamente de mel, chocolate e especiarias, cortado ao meio, recheado com doce de leite e coberto com chocolate para apurar o sabor e conservar a textura úmida por mais tempo.
Geralmente tem um formato quadrado ou redondo (lembrando um biscoito recehado ou alfajor).
Apesar de seu nome, você realmente não sente o gosto de mel porque o chocolate e as especiarias predominam.
Embora tenha a textura de um pão rápido, ele se assemelha a mini bolos ou biscoitos recheados.
O doce de leite e a cobertura de chocolate acrescentam riqueza, tornando o pão de mel decadente!
Existem 2 teorias sobre sua origem! Um deles é que o pão de mel brasileiro é uma adaptação Pryaniki russo , um biscoito de gengibre feito com mel e especiarias, revestido com um glacê de açúcar.
A segunda teoria afirma que o pão de mel se originou na Europa, devido à descoberta de que cobrir guloseimas com chocolate os manteria saborosos e úmidos por mais tempo.
Qualquer uma das teorias é possível! Não só porque o revestimento de guloseimas com chocolate preserva a umidade e os portugueses colonizaram o Brasil, mas também porque há uma imigração e descendência russa (cerca de 2%) no Brasil.
O fato é que é uma das melhores sobremesas brasileiras que você vai experimentar!
Ingredientes e substituições de Pão de Mel Tradicional
- Leite: leite integral é o melhor para esta receita de pão de mel, mas você pode substituí-lo por uma versão sem lactose, como leite de soja ou de amêndoa. Certifique-se de não usar leite de coco enlatado porque tem um sabor mais forte. O chocolate e as especiarias são as estrelas destes pães de mel. O leite deve ser aquecido e misturado com o mel e especiarias e, em seguida, deixe descansar por 10-20 minutos antes de adicionar à massa, liberando todos os sabores complexos das especiarias.
- Especiarias: Canela, noz-moscada, cravo e gengibre é a mistura de especiarias frequentemente usada para fazer o pão de mel tradicional. Claro, você pode não adicionar a noz-moscada ou o gengibre porque eles são os mais suaves de todos os 4 temperos.
- Mel: é o principal adoçante e o que dar o nome a esta sobremesa. Se preferir, substitua por xarope de bordo.
- Açúcar mascavo: ajuda a adoçar a sobremesa e confere um sabor de melaço que o açúcar branco granulado não possui.
- Ovos: há uma razão para adicionar mais gemas do que claras. As gemas funcionam como um emulsificante, tornando a massa do pão de mel mais macia e úmida.
- Baunilha: funciona como um agente aromatizante.
- Óleo vegetal: bolos à base de óleo tendem a ser mais úmidos do que massas à base de manteiga. Certifique-se de usar um óleo com um sabor suave, como óleo vegetal ou canola.
- Cacau em pó: usei um cacau em pó sem açúcar porque a massa já contém mel e açúcar mascavo, fazendo com que a sobremesa não fique muito doce.
- Fermento em pó: é o fermento que faz a massa crescer na hora de assar.
- Bicarbonato de sódio: Também é um agente fermentador, mas seu papel principal nesta receita é neutralizar / equilibrar a acidez presente no mel (não cru) e o melaço no açúcar mascavo. Isso permitirá que a massa cresça quando for ativada pela mistura de ingredientes ácidos, como açúcar mascavo e mel, e líquidos, como leite.
- Farinha de trigo: nunca usei outro tipo de farinha. Mas, em tese, você pode usar farinha de amêndoa ( proporção 1: 1) se estiver em uma dieta sem glúten. Se estiver usando uma farinha de trigo sem glúten, pode ser necessário adicionar goma xantana (cerca de ¼ colher de chá por cada 1 xícara de chá de farinha).
- Doce de leite: É o recheio usual para pão de mel caseiro, mas você pode usar Nutella, caramelo, manteiga de amendoim cremosa, brigadeiro ou beijinho (qualquer um dos dois tem que ser mole ou de colher. Para isso, misture 2-3 colheres de sopa de creme de leite depois de retirar a massa do fogão), creme de marshmallow, creme ou mousse de maracujá ou mesmo uma geléia de maçã ou pêra ou geléia de laranja. Se preferir, não recheie!
- Chocolate: é derretido e usado para banhar o pão de mel. Também ajuda o pão a não ressecar.
Como fazer pão ao de mel
- Pré-aqueça o forno a 350º F (180º C). Unte e cubra com cacau em pó ou farinha uma mini forma de cupcake ou a forma tamanho padrão. Reserve!
- Em uma panela pequena em fogo médio, mexa o leite, as especiarias e o mel e deixe ferver rapidamente. FOTO 1 Retire do fogo, tampe e deixe descansar por 10 a 20 minutos.
- Quando a mistura de leite estiver morna, despeje no liquidificador e bata com os ovos e a gema, o açúcar mascavo, a baunilha e o óleo apenas até ficar homogêneo, cerca de 15 a 20 segundos. FOTO 2
- Misture o cacau em pó peneirado, o fermento, o bicarbonato e a farinha em uma tigela grande. Despeje a mistura líquida batida na tigela e misture apenas até ficar homogênea. FOTO 3
- Coloque a massa na forma de cupcake (cheia até a metade) e asse na grade do meio do forno por cerca de 10 a 12 minutos (mini) ou 18 a 20 minutos (forma padrão) - ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
- Deslize uma faca pelas bordas para soltar os pães e inverta-os em uma travessa grande e plana ou em uma assadeira limpa enquanto ainda estão quentes. Certifique-se de que seus topos inchados estejam invertidos para baixo. FOTO 4
- Coloque outra assadeira em cima de todos eles e depois algo pesado, como uma frigideira de ferro fundido. Essa técnica simples ajudará a achatar seus topos inchados. Funciona melhor enquanto ainda estão quentes.
- Deixe-os descansar por cerca de 5 a 10 minutos. Em seguida, corte cada um ao meio no sentido do comprimento.
- Espalhe o doce de leite em uma das metades e depois cubra com a outra metade como se fosse um sanduíche. FOTO 5
- Coloque o chocolate em uma tigela grande e derreta no microondas em intervalos de 30 segundos, mexendo a cada intervalo, até derreter (cerca de 1 ½ a 2 minutos). Mexa até ficar homogêneo. Se necessário, acrescente 1 colher de sopa de óleo para fazer o chocolate derretido não endurecer rapidamente.
- Coloque cada pão de mel sobre um garfo e banhe no chocolate derretido (parte superior e laterais). Coloque em uma grade com uma assadeira embaixo ou em uma assadeira forrada com papel manteiga. Deixe o excesso de chocolate escorrer de cada um deles. Deixe descansar na geladeira por cerca de 3 a 5 minutos.
- Usando uma faca pequena, corte o excesso de chocolate endurecido nas bordas inferiores. Sirva como está ou decore cada pão de mel como desejar. Eu reguei os meus com chocolate branco derretido e cobri com granulado. FOTO 6
Dicas de cozimento para a receita de pão de mel
- Misture o leite ainda quente com o mel e especiarias. Isso vai dar a mistura um sabor complexo vindo das especiarias.
- O leite deve estar morno para se misturar aos ingredientes líquidos (ovos, baunilha, óleo e açúcar). Se a mistura de leite estiver muito quente irá coalhar os ovos!
- Evite misturar demais os ingredientes líquidos com os secos para não deixar a massa ressecada.
- Depois de sair do forno, passe uma ao redor das bordas e depois inverta os pães de mel sobre uma superfície plana ou uma assadeira. Quando a parte superior dos pães estiverem inertidas, coloque uma assadeira por cima e, em seguida, um peso, como uma frigideira de ferro fundido, para achatar a parte superior. Só funcionará quando eles ainda estiverem quente.
- Você pode não rechear eles ou recheá-los com um recheio diferente de sua escolha como Nutella, mas certifique-se de cobri-los com chocolate derretido. Isso irá mantê-los úmidos! Essa é uma boa variação da receita de pão de mel tradicional!
Variações de Recheio
No Nordeste do Brasil, o pão de mel caseiro é recheado com doce de leite, enquanto no Sul não tem recheio.
Quem ganha a vida vendendo pão de mel costuma rechear essas guloseimas com recheios variados como brigadeiro, beijinho, mousse de maracujá, Nutella e até goiabada derretida, entre outros.
Você pode escolher o tipo de chocolate que preferir para esta receita de pão de mel simples. Mas escolha um recheio que combine bem com pão de gengibre, como creme de caramelo ou marshmallow.
Eles devem estar todos cobertos com chocolate para preservar a umidade. Eu uso chocolate meio-amargo, mas você pode cobrir o seu com chocolate amargo, ao leite ou branco. Depende de quão doce você quer que eles sejam.
Por que temperar chocolate?
O processo de temperar o chocolate consiste simplesmente em aquecer e esfriar para estabilizá-lo antes de cobrir os doces. Ajuda a não derreter facilmente nos dedos, não se esfarela quando você morder e dá à guloseima uma aparência lisa e brilhante.
Mas você não precisa temperar o chocolate primeiro para cobrir nosso pão de mel fácil, mas eles ficarão mais refinados. É ideal se você os fizer para dar como uma lembrança de casamento ou um presente de Natal.
Eu não temperei os meus porque os estava servindo em casa, mas ainda assim fiz questão de decorá-los. Os granulados disfarçaram a cobertura de chocolate não tão brilhante.
Como temperar chocolate
Existem várias maneiras de temperar o chocolate, inclusive sem termômetro. Uma das minhas formas preferidas é o método de semeadura, conforme descrito abaixo:
- Aqueça a água: Encha uma panela com água e leve para ferver. Desligue o fogo.
- Derreta o chocolate: coloque uma tigela à prova de calor em cima, certificando-se de que seu fundo toque na água aquecida. Adicione cerca de ⅔ do seu chocolate na tigela. Certifique-se de que nenhuma água entre em contato direto com o chocolate. Sem mexer, deixe o chocolate descansar na tigela sobre a água quente, destampado, até que derreta cerca de ⅔.
- Depois que o chocolate estiver derretido cerca de ⅔, mexa delicadamente e deixe derreter mais.
- Teste a temperatura do chocolate: Levante a espátula e aplique um pequeno ponto de chocolate logo abaixo do lábio inferior. Deve arder um pouco.
- Adicione o chocolate restante: Retire a tigela da água e coloque-a sobre um pano de prato dobrado para absorver a água do fundo da tigela. Misture lenta e delicadamente o ⅓ restante do chocolate (a 'semente') até derreter completamente. Ele vai começar a engrossar e se tornar menos brilhante e mais fosco conforme esfria, cerca de 30 minutos.
- Teste novamente a temperatura: assim que ode chocolate derreter, toque a espátula na área do lábio inferior novamente. O chocolate deve ser mais frio do que a temperatura do corpo. Se estiver mais quente do que a sua pele, coloque mais alguns pedaços de chocolate e continue mexendo. Agora está pronto para cobrir sobremesas!
- Mantendo o chocolate temperado: Mexa o chocolate enquanto mergulha. Se o chocolate esfriar demais, ficar fosco e começar a engrossar, coloque o fundo da tigela de volta na água quente por 1 ou 2 segundos. Retire rapidamente e mexa o chocolate mais quente do fundo e depois de toda a tigela. Teste para se certificar de que não está muito quente e continue a cubrir as guloseimas. Esta receita de pão de mel é simples e gostosa!
Quando servir pão de mel
Em contraste com os EUA que só consome o gingerbread no Natal, o pão de mel é apreciado o ano todo no Brasil.
Eles são um ótimo presente comestível para feriados, aniversários e outras ocasiões, como o dia dos namorados, bem como lembranças de casamento. É uma daquelas receitas brasileiras fáceis que você quer experimentar!
No Brasil, eles estão disponíveis em cafés e padarias também!
Quanto tempo dura o pão de mel?
Se cobertos com chocolate, eles duram cerca de 7 dias quando armazenados embalados em temperatura ambiente. Eles conservam por mais tempo na geladeira, cerca de 2 a 3 semanas.
Como congelar
Para isso, não recheie ele com doce de leite nem cubra com chocolate. Faça os pães de mel, deixe esfriar e não corte ao meio. Em seguida, embrulhe cada um com papel manteiga e coloque-os em um saco para freezer. Congele por até 3 meses.
Descongele na geladeira, coloque sobre o balcão atingir a temperatura ambiente, corte ao meio, recheie e cubra com chocolate.
Mais sobremesas de chocolate para saborear:
Bolo de Brigadeiro
- Pudim de chocolate
- Brigadeirão
- Churros
- Torta de chocolate
- Bolo de chocolate simples
- Mousse de chocolate
- Pão de especiarias
COMPARTILHE!
Pão de Mel
Equipment
- forma
- fouet
- batedeira
- tigelas
Ingredients
Ingredientes
Para a massa do pão de mel:
- ¾ xícara de leite integral
- 1 colher de chá de canela
- ½ colher de chá de cravo moído
- ¼ colher de chá de noz-moscada ralada na hora
- ½ colher de chá de gengibre em pó opcional
- ½ xícara de chá de mel
- 2 ovos grandes
- 1 gema de ovo
- ¾ xícara de chá de açúcar mascavo
- ½ colher de sopa de extrato de baunilha
- ⅓ xícara de chá de óleo vegetal
- 3 colheres de sopa de cacau em pó preferencialmente sem açúcar (peneirado)
- ½ colher de chá de fermento em pó peneirado
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio peneirado
- 1 ½ xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
Para o recheio:
- 1 lata de doce de leite 380 gramas
Para a cobertura:
- 4 xícaras de chá de gotas de chocolate meio-amargo ou ao leite
- ½ colher de sopa de óleo vegetal opcional
Instructions
Modo de Preparo:
- Pré-aqueça o forno a 350º F (180º C). Unte e cubra com cacau em pó ou farinha uma mini forma de cupcake ou a forma tamanho padrão. Reserve!
- Em uma panela pequena em fogo médio, mexa o leite, as especiarias e o mel e deixe ferver rapidamente. Retire do fogo, tampe e deixe descansar por 10 a 20 minutos.
- Quando a mistura de leite estiver morna, despeje no liquidificador e bata com os ovos e a gema, o açúcar mascavo, a baunilha e o óleo apenas até ficar homogêneo, cerca de 15 a 20 segundos.
- Misture o cacau em pó peneirado, o fermento, o bicarbonato e a farinha em uma tigela grande. Despeje a mistura líquida batida na tigela e misture apenas até ficar homogênea.
- Coloque a massa na forma de cupcake (cheia até a metade) e asse na grade do meio do forno por cerca de 10 a 12 minutos (mini) ou 18 a 20 minutos (forma padrão) - ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
- Deslize uma faca pelas bordas para soltar os pães e inverta-os em uma travessa grande e plana ou em uma assadeira limpa enquanto ainda estão quentes. Certifique-se de que seus topos inchados estejam invertidos para baixo.
- Coloque outra assadeira em cima de todos eles e depois algo pesado, como uma frigideira de ferro fundido. Essa técnica simples ajudará a achatar seus topos inchados. Funciona melhor enquanto ainda estão quentes.
- Deixe-os descansar por cerca de 5 a 10 minutos. Em seguida, corte cada um ao meio no sentido do comprimento.
- Espalhe o doce de leite em uma das metades e depois cubra com a outra metade como se fosse um sanduíche.
- Coloque o chocolate em uma tigela grande e derreta no microondas em intervalos de 30 segundos, mexendo a cada intervalo, até derreter (cerca de 1 ½ a 2 minutos). Mexa até ficar homogêneo. Se necessário, acrescente 1 colher de sopa de óleo para fazer o chocolate derretido não endurecer rapidamente.
- Coloque cada pão de mel sobre um garfo e banhe no chocolate derretido (parte superior e laterais). Coloque em uma grade com uma assadeira embaixo ou em uma assadeira forrada com papel manteiga. Deixe o excesso de chocolate escorrer de cada um deles. Deixe descansar na geladeira por cerca de 3 a 5 minutos.
- Usando uma faca pequena, corte o excesso de chocolate endurecido nas bordas inferiores. Sirva como está ou decore cada pão de mel como desejar. Eu reguei os meus com chocolate branco derretido e cobri com granulado.
Video
Notes
- RENDIMENTO: Esta receita rende 24 pães de mel (se usar uma forma de mini cupcakes) ou 12 (se usar uma forma tamanho padrão). Eu fiz o meu na forma normal e rendeu 12.
- Tempo de preparo: 32 minutos
- Tempo de cozimento: 18 minutos
- Tempo total: 50 minutos
Nutrition
Post inicialmente publicado em 13 de Maio de 2016.
Leave a Reply