Panetone e chocotone caseiros adaptados da Bauducco. Fica douradinho por fora e macio e fofinho por dentro. Uma verdadeira delícia!
Usando a mesma massa, fizemos recheios com 2 sabores diferentes: o tradicional ou original com frutas cristalizadas e passas, e o mais moderno com pingos de chocolate da Hershey’s.
Eles são perfeitos para a sua mesa de natal!
Table of Contents
- 1 Receita de Panetone
- 2 Panetone Bauducco
- 3 Receita de Chocotone
- 4 Variação
- 5 Panetone é um bolo ou um pão?
- 6 O que é panetone?
- 7 Quando foi criada a receita de panetone?
- 8 Ingredientes
- 9 Equipamento
- 10 Como fazer panetone e chocotone
- 11 Dicas úteis para fazer Panetone ou Mini Panetone
- 12 O que fazer com Panetone e Chocotone
- 13 Como Conservar Chocotone e Panetone Caseiro
- 14 Posso congelar panetone?
- 15 Panetone e Chocotone
Receita de Panetone
Eu cresci comendo panetone no Brasil. Sempre foi uma tradição da minha família servir o panetone clássico ou original (com uva passa e frutas cristalizadas) na ceia de natal.
A marca mais conhecida é a Bauducco que também fabrica nos sabores que criamos nesta receita de panetone e chocotone.
Nos últimos anos, tornou-se bastante popular nos EUA, não só na época do Natal, mas também na Páscoa.
Tem um formato de cúpula e pode parecer um bolo de frutas de Natal, mas na verdade é um pão doce.
Contém fermento e passa por um processo de fermentação para crescer. Como a maioria dos pães doces, o panetone é levemente doce e o interior é mais macio do que seu exterior.
Panetone Bauducco
O panetone da Bauducco é recheado com uva passas e frutas cristalizadas (laranja, mamão e cidra).
O nosso contém outros tipos de frutas cristalizadas, leva essência de baunilha ao invés de extrato de malte, e também pérolas de açúcar no topo.
Mas a massa e sabor são muito parecidos. Fica macio, fofinho e amanteigado!
Receita de Chocotone
Assim como o panetone tradicional, a esponja e a massa do chocotone contêm os mesmos ingredientes e passam por um processo de fermentação.
A única diferença é o recheio. Enquanto o chocotone usa pingos de chocolate, o panetone original usa uva passas e frutas cristalizadas.
Se você nunca comeu um feito em casa, não sabe o que está perdendo.
Ambos o panetone e chocotone ficam mais gostosos do que os fabricados!
Variação
Esta receita de panetone e chocotone é tão versátil que você pode personalizá-la com sabores diferentes.
- Com cacau em pó – basta adicionar à massa.
A Bauducco lançou um com chocolate chamado de panetone de chocolate, cujo recheio é diferente do panetone com pingos de chocolate (cuja massa é amarela).
- Com frutas secas picadas ou nozes
- Com sementes de fava de baunilha ou essência de baunilha para fazer um panetone de baunilha que a Bauducco também tem.
Depois que o panetone estiver pronto e esfriar completamente, você pode fazer rabanada de panetone ou chocotone, pudim de pão e até rechear e cobrir com ganache de chocolate ou chantilly como se fosse um bolo em camadas.
Pode até fazer o famoso barratone!
Panetone é um bolo ou um pão?
Muitos referem o panetone como sendo um bolo. Mas o que é panetone: um pão ou um bolo?
Tecnicamente, é um pão – faz parte da família do brioche! Isso significa que contém uma massa de hidratação média-baixa que usa ovos e leite em vez de água, e é enriquecido com manteiga e açúcar.
Mas enquanto o brioche francês pode ser feito em horas, o panetone leva dias.
Alguns usam uma esponja para o panetone a qual ativa o fermento.
O que é panetone?
O panetone é um pão doce italiano tradicional de Milão. É apreciado no Natal e no Ano Novo em muitos países europeus e latino-americanos.
É assado em um molde redondo e tem uma textura fofa mais leve que o ar. A receita tradicional do panetone italiano contém casca de laranja cristalizada, cidra e casca de limão, bem como passas (adicionadas secas e não embebidas).
Mas muitas outras variações estão disponíveis, como o simples (baunilha) ou com gotas de chocolate. Acompanha bem bebidas quentes ou vinhos doces como Asti e Moscato d'Asti.
Você pode comê-lo puro, com creme de marcaspone ou zabaione.
Mas você pode tentar torrar com manteiga ou usá-la para preparar outras sobremesas, como pudim de pão.
Quando foi criada a receita de panetone?
Esta receita remonta ao Império Romano. Os romanos costumavam adicionar mel para adoçar um tipo de pão fermentado, que pode ter desenvolvido algo similar ao próprio panetone (ou pandoro). https://spiegato.com/pt/o-que-e-pandoro
Naquela época, o trigo era uma mercadoria de luxo, usada apenas em ocasiões especiais como o Natal.
A verdadeira tradição de fazer pão na época das festas começou em 1400, mas o clássico panetone só entrou em cena em 1839.
Existe mais de uma teoria sobre seu nome. Um deles diz que o nome vem da palavra italiana “panetto”, que significa um ‘pequeno pão de forma’. A palavra "one" foi adicionada para denotar seu tamanho real, um "pão grande".
Outra teoria afirma que o nome vem da expressão milanesa “pan de ton” (“pão de luxo”) por causa de seus ingredientes caros na época como manteiga, açúcar e passas.
O fato é que rompeu fronteiras e se popularizou na maior parte da Europa e também em países latino-americanos como Chile (Pan de Pascua), Argentina, Brasil (Panetone), Colômbia (Panetón), Bolívia, Uruguai, Venezuela, Peru e Paraguai, conquistando mais tarde o resto do mundo.
Ingredientes
PARA A ESPONJA
- Água morna (29° C a 32° C)
- Fermento seco instantâneo
- Farinha de trigo
PARA A MASSA
- Açúcar granulado
- Sal
- Ovos, em temperatura ambiente
- Leite integral morno (29 graus C a 32 graus C)
- Extrato de baunilha
- Raspas de laranja
- Manteiga sem sal, em cubos e em temperatura ambiente
PARA O RECHEIO
- Frutas cristalizadas
- Uva Passas
- Pingos de chocolate (ao leite ou meio-amargo)
PARA A COBERTURA
- Ovo batido
- Manteiga sem sal
- Pérolas de açúcar (opcional)
Equipamento
- Fôrma de panetone ou moldes de papel para panetone
- tigelas grandes e pequenas
- Pincel
- Batedeira
- Panela pequena
- Rolo da massa
Como fazer panetone e chocotone
- Esponja: Na tigela da batedeira, misture ⅔ copo americano (ou 160 g) de água morna com o fermento até dissolver. Adicione 2 copos americanos de farinha.
- Usando a pá da batedeira, bata em velocidade baixa até que uma massa dura se forme. OBS: Se a farinha não estiver totalmente incorporada, sove a massa na tigela com as mãos até incorporar completamente. Cubra e deixe a massa crescer em um lugar quente e sem correntes de ar (24 ° C) até dobrar de tamanho (cerca de 15-20 minutos). OBS: Se você estiver em um local frio, coloque a tigela, coberta com um pano, dentro do forno ou micro-ondas.
- Massa: Em seguida, adicione 4 copos americanos de farinha, açúcar granulado e sal à mistura de fermento. Adicione 4 ovos (200 g), leite morno, baunilha e raspas de laranja. Bata tudo em velocidade baixa até formar uma massa felpuda ou fofa, tendo o cuidado de raspar as laterais da tigela.
- Retire a pá da batedeira e coloque o gancho. Bata a massa em velocidade baixa até que fique pegajosa, macia, lisa e elástica (cerca de 6 a 8 minutos). Adicione até ½ copo americano da farinha restante, 2 colheres de sopa de cada vez, batendo até incorporar após cada adição (3-4 minutos no total). Adicione a manteiga, 2 colheres de sopa de cada vez, batendo após cada adição até ficar uma massa homogênea. Certifique-se de bater até que uma massa macia, lisa e elástica se forme (5-7 minutos). Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e dê uma forma redonda e lisa como uma bola.
- Fermentação da massa: Unte levemente uma tigela grande com óleo e coloque a massa dentro, virando para untar a superfície. Cubra e leve à geladeira durante a noite. Em seguida, retire a tigela da geladeira e deixe a massa descansar em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos para abrir facilmente.
- Abra a massa: Em uma superfície bem enfarinhada, divida a massa ao meio. Abra cada massa em uma forma oval de 1,3 cm de espessura (cerca de 30 x 25 cm).
- Ponha metade das frutas cristalizadas escorridas e passas sobre uma das massas. Use a palma da mão em vez do rolo para pressionar suavemente a fruta na massa. Dobre a massa ao meio no sentido do comprimento. OBS: Certifique-se de enxugar o excesso de líquido da fruta. Abra a massa em um formato oval de 1,3 cm de espessura. Coloque a outra metade das frutas por cima. Pressione a fruta na massa, dobre a massa ao meio transversalmente. Abra a massa novamente em um formato oval de 1,3 cm de espessura.
- Dobre a massa, molde-a como se fosse uma bola e coloque o lado da emenda para baixo, em uma fôrma ou molde de panetone de 15 cm de largura x 10 cm de altura (ou outra com medidas semelhantes). Coloque a forma ou molde de panetone sobre duas assadeiras (uma assadeira por cima da outra e a forma de panetone por cima. OBS: Se você usar apenas uma assadeira em vez de duas, há mais probabilidade do fundo do molde de papel queimar um pouco.
- Faça o mesmo com a outra massa, mas use as gotas de chocolate. DICA: Certifique-se de colocar os 2 moldes de papel distantes um do outro (lado oposto da assadeira para que haja espaço para os panetones crescerem).
- Cubra e deixe crescer em um local quente e sem correntes de ar (24 ° C) até dobrar de tamanho, cerca de 1 a 2 horas, ou até atingir a borda do molde de papel.
- Posicione a grade do forno na parte inferior do forno. Pré-aqueça o forno a 190 ° C.
- Em uma tigela pequena, bata levemente os 2 ovos restantes (100 g). Pincele o topo dos 2 panetones com os ovos batidos; polvilhe com pérolas de açúcar (opcional).
- Com uma faca afiada, corte o topo de cada panetone como se fosse um “X” e coloque um um pedacinho de manteiga por cima do “X” (bem no meio).
- Asse por cerca de 12 a 15 minutos ou até começar a dourar. Em seguida, reduza a temperatura do forno para 180°C (sem abrir o forno) e asse por 40-50 minutos ou até dourar (e um termômetro inserido no centro registre 88 ° C). Certifique-se de cobrir cada um com papel alumínio (apenas coloque a folha por cima sem apertar) após 10 minutos de cozimento para evitar que dourem excessivamente.
- Esfrie: Assim que você remover os 2 panetones do forno, insira 2 ou mais (quantos forem necessários para segurar a base) espetos de madeira longos na base de cada panetone (vai de um lado para o outro) e pendure cada panetone de cabeça para baixo e deixe esfriar completamente. OBS: Você pode usar a tigela limpa de sua batedeira como base para pendurar o panetone (VEJA NO VÍDEO). Algumas pessoas usam o encosto de duas cadeiras colocadas um pouco afastadas como base para pendurar as pontas do espeto. IMPORTANTE: Eles precisam esfriar de cabeça para baixo; caso contrário, seus topos murcharão e a massa (interior) ficará densa. NÃO deixe a parte superior do panetone pendurada de cabeça para baixo tocando uma superfície; caso contrário, ele vai desinflar.
- Assim que esfriarem, retire os espetos com cuidado e desfrute de uma fatia.
ASSITA AO NOSSO VÍDEO RÁPIDO PARA VER O PASSO-A-PASSO!
Dicas úteis para fazer Panetone ou Mini Panetone
Aqui estão algumas dicas para o melhor panetone e chocotone:
- Não apresse o processo! A receita é fácil, mas demorada. Demora dias para fazer o panetone perfeito!
- Deixe a massa crescer duas vezes em um lugar quente. Se você estiver fazendo panetone no inverno, pré-aqueça o forno a 180° C por 2 minutos e, em seguida, desligue-o. Coloque a massa do panetone ou chocotone, coberta com um pano limpo, e deixe levedar dentro do forno morno.
- Depois de assar, pendure-o de cabeça para baixo espetando a base com longos espetos de metal ou madeira para que esfrie completamente e não desmorone (perca a forma e fique muito denso).
- Mantenha-o fresco por até uma semana em temperatura ambiente. Para isso, embrulhe com filme plástico.
- Para fazer a receita de mini panetone, divida a massa em vários pedaços pequenos e use formas de papel para mini panetones.
O que fazer com Panetone e Chocotone
Não, você não precisa apreciá-los puro ou como um pão. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer com eles:
- Use-os como base para torradas francesas, rabanada assada na travessa ou pudim de pão.
- Corte em fatias e torre com manteiga no forno até dourar.
- Faça sanduíches doces grelhados espalhando manteiga de amendoim e geléia ou Nutella e creme de marshmallow entre 2 fatias de panetone ou chocotone.
- Corte em fatias como um bolo em camadas e recheie e cubra com chantilly e frutas vermelhas ou com brigadeiro mole.
- Use-o como recheio para ovos de Páscoa caseiros ou faça barratone.
Como Conservar Chocotone e Panetone Caseiro
Para evitar que seque, mantenha em temperatura ambiente por até 1 semana, embrulhado em filme plástico.
Posso congelar panetone?
Sim, congele bem embrulhado, inteiro ou fatiado, por até 1 mês.
Se fatiado, embrulhe cada fatia individualmente e guarde-as em um recipiente hermético ou saco selável.
Descongele o panetone ou chotone caseiro durante a noite na geladeira e aqueça no forno até ficar quente. Sirva imediatamente!
COMPARTILHE!
Panetone e Chocotone
Equipment
- Fôrma de panetone ou moldes de papel para panetone
- tigelas grandes e pequenas
- pincel
- batedeira
- panela pequena
- Rolo da massa
Ingredients
- ⅔ copo americano de água morna 29 ° C a 32 ° C (160 g) EM GRAMAS NÃO EM ML
- 4 ½ colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo
- 6 ½ copos americanos de farinha de trigo divididas (750 a 812 g)
- ½ copo americano de açúcar granulado 100 g
- 4 ½ colheres de chá de sal
- 6 ovos grandes temperatura ambiente e divididos (300 g)
- ⅔ copo americano de leite integral morno 29°C a 32°C (PESO:160 g)
- 4 colheres de chá de extrato de baunilha ou essência de panetone
- 3 colheres de chá de raspas de laranja
- ⅔ copo americano de manteiga sem sal em cubos e temperatura ambiente (152 g)
- 130 g de frutas cristalizadas escorrida (já vem picada e se você não drenar o excesso de umidade vai mudar a textura do panetone)
- 100 g de uva passas as frutas cristalizadas e as passas são apenas para o panetone de frutas cristalizadas. Misture-os antes de adicionar à massa
- 200 g de pingos de chocolate ao leite apenas para o panetone com pingos de chocolate
- 4 colheres de chá de pérolas de açúcar OPCIONAL
Instructions
- Esponja: Na tigela da batedeira, misture ⅔ copo americano (ou 160 g) de água morna com o fermento até dissolver. Adicione 2 copos americanos de farinha.
- Usando a pá da batedeira, bata em velocidade baixa até que uma massa dura se forme. OBS: Se a farinha não estiver totalmente incorporada, sove a massa na tigela com as mãos até incorporar completamente. Cubra e deixe a massa crescer em um lugar quente e sem correntes de ar (24 ° C) até dobrar de tamanho (cerca de 15-20 minutos). OBS: Se você estiver em um local frio, coloque a tigela, coberta com um pano, dentro do forno ou micro-ondas.
- Massa: Em seguida, adicione 4 copos americanos de farinha, açúcar granulado e sal à mistura de fermento. Adicione 4 ovos (200 g), leite morno, baunilha e raspas de laranja. Bata tudo em velocidade baixa até formar uma massa felpuda ou fofa, tendo o cuidado de raspar as laterais da tigela.
- Retire a pá da batedeira e coloque o gancho. Bata a massa em velocidade baixa até que fique pegajosa, macia, lisa e elástica (cerca de 6 a 8 minutos). Adicione até ½ copo americano da farinha restante, 2 colheres de sopa de cada vez, batendo até incorporar após cada adição (3-4 minutos no total). Adicione a manteiga, 2 colheres de sopa de cada vez, batendo após cada adição até formar uma massa homogênea. Certifique-se de bater até que uma massa macia, lisa e elástica se forme (5-7 minutos). Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e dê uma forma redonda e lisa como uma bola.
- Fermentação da massa: Unte levemente uma tigela grande com óleo e coloque a massa dentro, virando para untar a superfície. Cubra e leve à geladeira durante a noite. Em seguida, retire a tigela da geladeira e deixe a massa descansar em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos para abrir facilmente.
- Abra a massa e recheie: Em uma superfície bem enfarinhada, divida a massa ao meio. Abra cada massa em uma forma oval de 1,3 cm de espessura (cerca de 30 x 25 cm).
- Ponha metade das frutas cristalizadas escorridas e passas sobre uma das massas. Use a palma da mão em vez do rolo para pressionar suavemente a fruta na massa. Dobre a massa ao meio no sentido do comprimento. OBS: Certifique-se de enxugar o excesso de líquido da fruta. Abra a massa em um formato oval de 1,3 cm de espessura. Coloque a outra metade das frutas por cima. Pressione a fruta na massa, dobre a massa ao meio transversalmente. Abra a massa novamente em um formato oval de 1,3 cm de espessura.
- Dobre a massa, molde-a como se fosse uma bola e coloque o lado da emenda para baixo, em uma fôrma ou molde de panetone de 15 cm de largura x 10 cm de altura (ou outra com medidas semelhantes). Coloque a forma ou molde de panetone sobre duas assadeiras (uma assadeira por cima da outra e a forma de panetone por cima. OBS: Se você usar apenas uma assadeira em vez de duas, há mais probabilidade do fundo do molde de papel queimar um pouco.
- Faça o mesmo com a outra massa, mas use as gotas de chocolate. DICA: Certifique-se de colocar os 2 moldes de papel distantes um do outro (lado oposto da assadeira para que haja espaço para os panetones crescerem).
- Cubra e deixe crescer em um local quente e sem correntes de ar (24 ° C) até dobrar de tamanho, cerca de 1 a 2 horas, ou até atingir a borda do molde de papel.
- Posicione a grade do forno na parte inferior do forno. Pré-aqueça o forno a 190 ° C.
- Em uma tigela pequena, bata levemente os 2 ovos restantes (100 g). Pincele o topo dos 2 panetones com os ovos batidos; polvilhe com pérolas de açúcar (opcional).
- Com uma faca afiada, corte o topo de cada panetone como se fosse um “X” e coloque um um pedacinho de manteiga por cima do “X” (bem no meio).
- Asse por cerca de 12 a 15 minutos ou até começar a dourar. Em seguida, reduza a temperatura do forno para 180°C (sem abrir o forno) e asse por 40-50 minutos ou até dourar (e um termômetro inserido no centro registre 88 ° C). Certifique-se de cobrir cada um com papel alumínio (apenas coloque a folha por cima sem apertar) após 10 minutos de cozimento para evitar que dourem excessivamente.
- Esfrie: Assim que você remover os 2 panetones do forno, insira 2 ou mais (quantos forem necessários para segurar a base) espetos de madeira longos na base de cada panetone (vai de um lado para o outro) e pendure cada panetone de cabeça para baixo e deixe esfriar completamente.
- OBS: Você pode usar a tigela limpa de sua batedeira como base para pendurar o panetone (VEJA NO VÍDEO). Algumas pessoas usam o encosto de duas cadeiras colocadas um pouco afastadas como base para pendurar as pontas do espeto. IMPORTANTE: Eles precisam esfriar de cabeça para baixo; caso contrário, seus topos murcharão e a massa (interior) ficará densa. NÃO deixe a parte superior do panetone pendurada de cabeça para baixo tocando uma superfície; caso contrário, ele vai desinflar.
- Assim que esfriarem, retire os espetos com cuidado e desfrute de uma fatia.
Video
Notes
- Rende 2 panetones
- Tempo de preparo: 2 horas
- Tempo de cozimento: 1 hora
- Tempo de refrigeração da massa: 8 horas
- Tempo total: 11 horas
Leave a Reply