Aprenda como fazer FEIJOADA, um prato brasileiro que consiste de feijão preto e carnes de porco guisados em fogo lento, sendo servida com arroz branco, farofa, couve a mineira e rodelas de laranja. É considerada o prato nacional do Brasil. A nossa é uma receita de feijoada simples e pode ser feita de 2 maneiras: no fogão e na panela de pressão. ASSISTA AO VÍDEO RÁPIDO!
Que tal uma feijoada completa? É saudável, reconfortante e a mais gostosa que você vai comer. Tem a cara do Brasil!
Table of Contents
- 1 O que é feijoada à brasileira?
- 2 Origem
- 3 Acompanhamentos
- 4 Quando é geralmente servida
- 5 Diferença entre a Feijaoda Brasileira e a Portuguesa
- 6 Tipos de Feijoada no Mundo
- 7 Variações
- 8 Como Fazer Feijoada
- 9 Segredo para um Caldo de Feijoada Grossinho
- 10 Como Armazenar Feijoada Simples
- 11 Dicas de Como Fazer Feijoada
- 12 Outras Receitas Fáceis:
- 13 Como Fazer Feijoada (2 Maneiras)
O que é feijoada à brasileira?
A feijoada tradicional é feita com feijão preto e carnes de porco como orelhas, pés e rabo de porco, todos cozidos juntos no fogão. No entanto, a receita moderna de feijoada leva feijão preto e algumas carnes de porco como bacon, costela, linguiça, pedaços de lombo de porco e, às vezes, carnes bovinas como carne seca. Os feijão e as carnes são cozidos junto com os temperos, geralmente em uma panela de pressão.
Já a feijoada vegana ou vegetariana pede feijão preto e vegetais. Eles podem ser cozidos juntos em uma panela de pressão ou no fogão.
Origem
Os historiadores discutem sobre suas origens. Alguns dizem que a feijoada foi inventada em Portugal, e depois os coloniadores a trouxeram para suas colônias, como Brasil, Moçambique, Angola, Timor Leste e Macau.
A feijoada também é parente do cassoulet francês.
Outros garantem que foram os escravos no Brasil que criaram a autêntica feijoada - cozeram sobras de feijão com cortes humildes de carnes que seus donos não queriam, como orelhas, rabo, língua e patas de porco.
Para piorar a situação, o local de origem no Brasil também está em disputa. Alguns atestam que a feijoada vem do estado de Pernambuco (há menção dela em 1827 em um jornal local), enquanto outros dizem que é da Bahia.
Seja qual for o local de origem, a feijoada é considerada o prato nacional do Brasil, apreciada o ano inteiro por pessoas de todas as classes sociais.
Acompanhamentos
Agora que você aprendeu como fazer feijoada, vamos ver como serví-la. Serve-se feijoada usualmente com arroz branco, farofa, couve a mineira, vinagrete e rodelas de laranja. Mandioca cozida or frita, torresmo e banana empanada também são servidas às vezes como acompanhamentos.
Já caipirinha é a bebida preferida para servir com esse prato. Se quiser comer uma boa sobremesa, sugiro quindim ou mousse de maracujá.
Quando é geralmente servida
Os fins de semana são a época em que a feijoada brasileira é servida com mais frequência. Principalmente porque demora muito para cozinhá-la, assim como os acompanhamentos que a acompanham. Outra razão é porque se trata de um prato pesado que requer um longo período de almoço para digerir.
Alguns bares e restaurantes self-service do Rio e de São Paulo servem feijoada completa às quartas e sábados. Porém, não são só os dias em que se faz feijoada no Brasil.
O carnaval brasileiro é outra grande ocasião para uma feijoada simples ou completa.
Diferença entre a Feijaoda Brasileira e a Portuguesa
Em Portugal a feijoada é feita com feijão branco (Minho e Douro Litoral) ou com feijão vermelho (Trás-os-Montes). Lá a feijoada também traz vegetais (cenoura, repolho, tomate) além das carnes bovinas e suínas.
Em contraste, no Brasil a feijoada é feita com feijão preto (embora na Bahia possa ser feita com feijão mulatinho). Os feijão é cozido com carnes de porco e, às vezes, cortes de carne bovina. As únicas verduras do prato são as que compõem a versão brasileira do sofrito, composta por alho, cebola e louro.
Tipos de Feijoada no Mundo
- Feijoada brasileira - feita de feijão preto e carnes de porco (e às vezes cortes bovinos).
- Feijoada à transmontana portuguesa, com feijão vermelho, carnes de porco e vegetais como couve e cenoura,
- Também Feijoada poveira portuguesa - feita de feijão canelini, carnes de porco e de vaca e vegetais como cenoura e tomate.
- Feijoada moçambicana à moda do Ibo - feita de ervilha, frango e camarão.
- A maniçoba brasileira, também conhecida como "feijoada paraense", é um prato da região amazônica feita com folhas de mandioca (em vez de feijão), carnes de porco e cortes bovinos.
- Feijoada Angolana, à base de feijão manteiga, folhas verdes fumbwa, vegetais, frango e chouriço.
- Feijoada macaense, feita de feijão vermelho, cortes de porco e vegetais.
- A Feijoada goesa, com feijão vermelho, masala, folhas de curry, pimenta verde e linguiça bovina / suína.
- Feijoada timorense, cozida com feijão branco, carnes de porco e vegetais.
Alguns listam a cachupa como uma variação da feijoada, mas é um prato de Cabo Verde mais próximo do mungunzá brasileiro do que da feijoada.
Variações
- Feijoada tradicional - feita de feijão preto e carnes de porco (como orelhas, pés e rabos)
- Feijoada moderna - contém feijão preto, carnes de porco e, às vezes, carnes de boi. Muito comum no Rio de Janeiro, Minas Gerais e grande parte do Brasil.
- Feijoadas regionais - existem 2 tipos básicos. A) um feito com feijão e carnes de porco ou bovinas na Bahia. Às vezes, banana, couve, batata, repolho e abóbora podem ser adicionados à feijoada. B) outra versão, a maniçoba, é do Pará, na região amazônica, onde não se utiliza feijão. Em vez disso, o prato é feito com folhas de mandioca e carnes de porco e bovinas.
Como Fazer Feijoada
Aprenda a fazer feijoada de 2 maneiras simples seguindo um desses 2 métodos abaixo. Ambos requerem os mesmos ingredientes, mas eles usam tempos e técnicas de cozimento diferentes. Aqui você vai aprender como fazer feijoada fácil na panela de pressão elétrica e no fogão.
(OPCIONAL) Imersão: Mergulhe os feijão em água suficiente para cobri-lo (maios ou menos 7 centímetros). Coloque na geladeira ou deixe em temperatura ambiente durante a noite (8 horas), adicionando mais água se necessário. Mas você pode pular esta etapa adicionando 1 colher de chá de bicarbonato de sódio ao feijão na hora de cozinhar.
O primeiro passo é separar e enxaguar o feijão preto. Em seguida, siga um dos métodos de cozimento abaixo.
Receita de Feijoada na Panela de Pessão
- Pressione a função refogar. Depois de aquecida, adicione o bacon e cozinhe por 5 ou 6 minutos ou até dourar. Transfira para uma tigela grande.
- Em seguida, cozinhe a linguiça por cerca de 5 minutos ou até dourar. Transfira para a tigela com o bacon. Se necessário, adicione metade do óleo e doure as costelas, cerca de 4 minutos de cada lado. Transfira para a tigela com o bacon e a linguiça. Reserve.
- Adicione a outra metade do óleo e cozinhe a cebola por 5 ou 6 minutos ou até ficar macia, mexendo de vez em quando. Adicione o alho e cozinhe por 1 minuto ou até cheirar, mexendo sempre.
- Transfira metade da mistura vegetal para uma tigela pequena e reserve. Acrescente o feijão, a água, o bicarbonato de sódio (somente se não deixar o feijão de molho), o cominho, as carnes reservadas e a folha de louro na panela de pressão. Cancele a função refogar.
- Feche a tampa e cozinhe em alta pressão por 30 minutos. Use a pressão natural para liberar o vapor (cerca de 20 minutos) e destrave a tampa.
- Retire a folha de louro, tempere bem com sal e pimenta e junte o extrato de tomate e o vinagre. Transfira cerca de 1 a 2 xícaras de feijão com o caldo para o liquidificador e bata até ficar cremoso. Misture com a feijoada simples. Salpique o coentro picado por cima e sirva.
Receita de Feijoada no Fogão
Aqueça uma panela grande antiaderente em fogo médio-alto. Adicione o bacon e cozinhe por 5 ou 6 minutos ou até dourar (VER FOTO1). Transfira para uma tigela grande.
- Em seguida, cozinhe a linguiça por cerca de 5 minutos ou até dourar (VER FOTO 2). Transfira para a tigela com o bacon.
- Se necessário, adicione metade do óleo e doure as costelas, cerca de 4 minutos de cada lado (VER FOTO 3). Transfira para a tigela com o bacon e a linguiça. Reserve.
- Reduza o fogo para médio, acrescente a outra metade do óleo e cozinhe a cebola por 5 ou 6 minutos ou até ficar macia, mexendo de vez em quando. Adicione o alho e cozinhe por 1 minuto ou até cheirar bem, mexendo sempre (VER FOTO 4).
- Transfira metade da mistura vegetal para uma tigela pequena e reserve. Acrescente o feijão, a água, o bicarbonato de sódio (somente se não deixar o feijão de molho), o cominho, as carnes reservadas e a folha de louro.
- Aumente o fogo e leve para ferver. Reduza o fogo para médio-baixo, mexa e tampe. Cozinhe por 60 a 90 minutos ou até que os grãos de feijão estejam quase macios. Junte a outra metade da cebola cozida e o alho, pimenta e extrato de tomate. Deixe cozinhar por 10 ou 15 minutos ou até que o feijão esteja macio.
- Remova a folha de louro, ajuste o sal se necessário e junte o vinagre. Transfira cerca de 1 a 2 xícaras de feijão com o caldo para o liquidificador e bata até ficar cremoso. Misture com a feijoada simples. Salpique o coentro picado por cima e sirva.
Segredo para um Caldo de Feijoada Grossinho
Este é um velho truque de como fazer feijoada com um caldo mais grossinho! Bata uma pequena quantidade de feijão cozido no liquidificador (½ a 2 xícaras dependendo da quantidade de feijão cozido) para engrossar o caldo da feijoada. Funciona porque libera parte do amido dos grãos de feijão.
Como Armazenar Feijoada Simples
Guarde a feijoada em um recipiente hermético na geladeira por até 3 ou 4 dias. Congele por até 4 meses. Descongele na geladeira e aqueça bem antes de servir.
Dicas de Como Fazer Feijoada
- A feijoada fica mais gostosa no segundo dia.
- Você pode substituir a carne bovina (como charque) por frango desfiado.
- Essa receita de feijoada simples é sem glúten e rico em proteína!
Outras Receitas Fáceis:
Como Fazer Feijoada (2 Maneiras)
Equipment
- fogao
- panela de pressão
Ingredients
Ingredientes:
- 1 kg feijão preto deixe de molho na noite anterior, se quiser
- 10 xícaras água ou caldo de feijão ou vegetais para ficar mais gostoso
- 500 gramas bacon picado (VEJA AS DICAS ÚTEIS NO FINAL DESTA RECEITA)
- 400 gramas paio defumado Se quiser, reduza a quantidade de paio a metade e adicione 200 gramas de linguiça calabresa
- 700 gramas costelinha de porco
- 2 colher de sopa de azeite de oliva se necessário
- 1 cebola média amarela picada
- 6 dentes alho picado
- 1 colher de chá bicarbonato de sódio somente se o feijão não foi deixado de molho
- 1 colher de chá cuminho
- 2 folhas de louro
- 2 colheres de sopa (mais 1 de chá) de sal
- 1 colher de chá de pimenta preta moída
- 3 colheres de sopa extrato de tomate
- 3 colheres de sopa vinagre de vinho tinto para apurar o sabor e diminuir os gases do feijão
- ¼ xícara de chá coentro ou salsinha picada opcional
Instructions
Modo de preparo:
- (OPCIONAL) Imersão: Mergulhe os feijão em água suficiente para cobri-lo (maios ou menos 7 centímetros). Coloque na geladeira ou deixe em temperatura ambiente durante a noite (8 horas), adicionando mais água se necessário. Mas você pode pular esta etapa adicionando 1 colher de chá de bicarbonato de sódio ao feijão na hora de cozinhar. O primeiro passo é separar e enxaguar o feijão preto. Em seguida, siga um dos métodos de cozimento abaixo.
- NO FOGÃO (Método Tradicional)-- Aqueça uma panela grande antiaderente em fogo médio-alto. Adicione o bacon e cozinhe por 5 ou 6 minutos ou até dourar. Transfira para uma tigela grande. Em seguida, cozinhe a linguiça por cerca de 5 minutos ou até dourar.
- Transfira para a tigela com o bacon.Se necessário, adicione metade do óleo e doure as costelas, cerca de 4 minutos de cada lado (VER FOTO 3). Transfira para a tigela com o bacon e a linguiça. Reserve. Reduza o fogo para médio, acrescente a outra metade do óleo e cozinhe a cebola por 5 ou 6 minutos ou até ficar macia, mexendo de vez em quando.
- Adicione o alho e cozinhe por 1 minuto ou até cheirar bem, mexendo sempre. Transfira metade da mistura vegetal para uma tigela pequena e reserve. Acrescente o feijão, a água, o bicarbonato de sódio (somente se não deixar o feijão de molho), o cominho, as carnes reservadas e as folhas de louro.
- Aumente o fogo e leve para ferver. Reduza o fogo para médio-baixo, mexa e tampe. Cozinhe por 60 a 90 minutos ou até que os grãos de feijão estejam quase macios. Junte a outra metade da cebola cozida e o alho, pimenta e extrato de tomate. Deixe cozinhar por 10 ou 15 minutos ou até que o feijão esteja macio. Remova a folha de louro, ajuste o sal se necessário e junte o vinagre.
- Transfira cerca de 1 a 2 xícaras de feijão com o caldo para o liquidificador e bata até ficar cremoso. Misture com a feijoada. Salpique o coentro picado por cima e sirva.
- NA PANELA DE PRESSÃO ELÉTRICA (reduza a quantidade de cada ingrediente a metade para caber na panela, exceto o alho, cominho, extrato de tomate, pimenta e vinagre) ou Método Rápido-- Pressione a função refogar. Depois de aquecida, adicione o bacon e cozinhe por 5 ou 6 minutos ou até dourar. Transfira para uma tigela grande.Em seguida, cozinhe a linguiça por cerca de 5 minutos ou até dourar.
- Transfira para a tigela com o bacon. Se necessário, adicione metade do óleo e doure as costelas, cerca de 4 minutos de cada lado. Transfira para a tigela com o bacon e a linguiça. Reserve.Adicione a outra metade do óleo e cozinhe a cebola por 5 ou 6 minutos ou até ficar macia, mexendo de vez em quando.
- Adicione o alho e cozinhe por 1 minuto ou até cheirar, mexendo sempre.Transfira metade da mistura vegetal para uma tigela pequena e reserve. Acrescente o feijão, a água, o bicarbonato de sódio (somente se não deixar o feijão de molho), o cominho, as carnes reservadas e a folha de louro na panela de pressão.
- Cancele a função refogar.Feche a tampa e cozinhe em alta pressão por 30 minutos. Use a pressão natural para liberar o vapor (cerca de 20 minutos) e destrave a tampa.Retire a folha de louro, tempere bem com sal e pimenta e junte o extrato de tomate e o vinagre.
- Transfira cerca de 1 a 2 xícaras de feijão com o caldo para o liquidificador e bata até ficar cremoso. Misture com a feijoada. Salpique o coentro picado por cima e sirva.
Video
Notes
- Serve: 10 pessoas
- Tempo de preparo: 20 minutos
- Tempo de Cozimento: 30 minutos (na panela de pressão)
- Tempo total: 50 minutos
- Carnes adicionais: Você pode adicionar outras carnes à nossa receita, como joelho, lombo de porco em cubinhos, carne seca e também partes menos nobres do porco, como o rabo, pés e orelhas. Mas a maioria dos brasileiros da geração do anos 70 e mais jovens NÃO costumam ter partes menos nobres em sua feijoada. A maioria dos restaurantes e bares também não os servem! As gerações mais velhas (e famílias mais humildes) ainda usam partes não tão nobres da carne de porco em sua feijoada caseira. Eu costumava adicionar o joelho de porco a minha receita, mas retirei- ele da receita porque muitas vezes exigem mais tempo de cozedura do que o próprio feijão (cerca de 5 horas para ficar macio). Você ainda pode adicioná-lo à feijoada se cozinhar ele em separado.
2. Toque final (re-tempero): Alguns brasileiros costumam temperar a feijoada novamente, bem no final (logo após o cozimento do feijão). Em uma panela separada, eles refogam bastante alho picado ou pasta de alho em óleo e / ou manteiga e, em seguida, adicionam alguns feijões com o caldo (1-2 xícaras), mais sal e um par de folhas de louro (e às vezes pimenta-de-cheiro também) a panela e deixa cozinhar por cerca de 5-10 minutos. Depois, juntam a mistura à feijoada. Você também pode fazer isso se gostar de feijão bem temperado. Mas prefiro bater de 1 a 2 xícaras de feijoada (só o feijão e o caldo) no liquidificador até ficar cremoso e adicionar à feijoada. Além de engrossar o caldo, tempera a feijoada, pois os temperos são triturados no liquidificador. Estas são duas técnicas diferentes usadas em diferentes partes do país. A minha é mais comum no Nordeste de onde sou.
Nutrition
Post originalmente publicado no dia 29 de setembro de 2015.
Francisco says
Muito boa essa receita, pois ajuda muitas pessoas que querem fazer uma feijoada e não sabem. Seu site está de parabéns. Continue dando essas receitas.
Denise Browning says
Obrigada, Francisco! Faço a minha mais light, mas aí fica a opção para cada pessoa.