Como fazer farofa de ovo, bacon e cenoura bem temperada e amanteigada, perfeita para churrasco ou como um acompanhamento para feijoada.
Vai uma farofinha aí?
È simples e gostosa, além de não conter glúten.
È feita com farinha de mandioca e alguns outros ingredientes em conta.
Você pode serví-la até mesmo no café da manhã ou substituir a farinha por cuzcuz de milho.
Vamos fazê-la?
Table of Contents
O QUE É A FAROFA?
Farofa (pl. farofas), é um acompanhamento tradicional sem glúten típico da gastronomia brasileira, feito de farinha de mandioca torrada.
Mostramos aqui como fazer farofa de bacon, legumes e ovos cozidos, mas às vezes ela é preparada com cenoura ralada, passas e bananas (farofa de banana).
Outras vezes é simplesmente uma farofa temperada ou uma farofa de dendê.
Existem muitas variações, mas em geral tem uma textura crocante semelhante a farinha de pão!
Mas em português “farofa”, além de ser um prato, pode ser também uma gíria. Este é um termo depreciativo referente a uma turma de gente que leva todo tipo de comida para praia, inclusive o galeto e farofa. Eles são chamados de farofeiros.
Em meados da década de 1980, a banda brasileira Ultraje a Rigor fez sucesso instantâneo com a música “Nós Vamos Invadir Sua Praia”, que zomba do medo que os banhistas mais abastados tinham do farofeiros.
QUAL O SABOR?
A farofa brasileira simples e clássica geralmente é feita torrando a farinha de mandioca com manteiga e temperos como sal, pimenta e cominho.
Aqui você vai aprender como fazer farofa amanteigada, tostada e bastante saborosa! Mas há variações regionais.
Na Bahia, por exemplo, a farinha de mandioca é torrada com óleo de dendê, dando-lhe uma cor amarelo-alaranjada e sabor defumado.
O fato é que a farinha de mandioca seca exige muita gordura – seja óleo, manteiga ou a gordura do bacon, absorvendo o sabor dos ingredientes que a compõem.
O QUE É FAROFA TRADICIONAL YOKI?
É a versão comprada pronta da farofa caseira, amplamente vendida em supermercados. Também é conhecida como ‘Farofa Pronta’ geralmente consumida por quem não tem tempo de fazer farofa caseira.
O QUE É FARINHA DE MANDIOCA?
A farinha de mandioca é uma farinha seca e grossa extraída da raiz da mandioca, macaxeira ou aipim, um parente próximo do garri da África Ocidental.
É de cor branca e não tem sabor. É também o ingrediente que faz a farofa para churrasco ou feijoada, carnes grelhadas, picanha de forno e até ensopados saudáveis como o picadinho.
A farofa também é servida por cima do feijão preto.
FAROFA É SAUDÁVEL?
A mandioca é uma raiz vegetal rica em carboidratos, calorias, vitaminas e minerais essenciais. É uma boa fonte de vitamina C, tiamina, riboflavina e niacina.
Mas a farinha de mandioca, o principal ingrediente da receita de farofa, é um derivado da raiz da mandioca e sua casca. Por haver sido processada, ela perde seu valor nutricional.
ESTA RECEITA DE FAROFA É SEM GLÚTEN?
Sim, é sem glúten, vegana, vegetariana e paleo. É um derivado da raiz de mandioca que é sem glúten, semelhante a batatas, inhame e batata-doce.
FAROFA É BOM PARA DIABÉTICOS?
A mandioca é rica em “amido resistente”, que é um tipo de fibra alimentar solúvel considerada boa para a saúde digestiva.
O amido resistente também foi estudado por seu potencial de reduzir o risco de diabetes tipo 2 e obesidade.
Também desempenha um papel na redução do apetite e aumento da saciedade, ajudando assim a promover o controle de peso.
No entanto, a farofa ou a farinha de mandioca são alimentos processados e não contém aquele amido resistente. Não são considerados bons para diabetes.
ORIGEM DA RECEITA DE FAROFA
A farinha de mandioca tem um longo legado indígena e tem sido importante para a culinária brasileira há séculos.
Serviu como uma fonte barata de carboidratos para os exploradores portugueses e para os escravos africanos durante os tempos coloniais. Foi até trazida como produto comercial do Brasil para a África.
A farinha de mandioca é o ingrediente principal na receita de farofa, bem como um dos ingredientes do pirão.
Pode ser polvilhada em cima do feijão ou misturado ao feijão para formar uma bola achatada, fazendo o que é conhecido regionalmente como “capitão”.
Uma vez usada para fazer farofa, é um dos melhores acompanhamentos para feijoada, churrasco, picanha e guisados como picadinho e bobó de camarão.
É também um dos acompanhamentos de Natal servidos com peru assado ou presunto assado (tender de porco) no Brasil.
COMO FAZER FAROFA
- Aqueça a gordura: Para fazer esta receita de farofa, comece aquecendo uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto. Adicione o bacon e deixe cozinhar por cerca de 3-5 minutos, ou até começar a dourar. Para uma farofa vegetariana, não use bacon e refogue os legumes no óleo e/ou manteiga (use o dobro da quantidade de gordura pedida na receita) e siga o restante da receita.
- Refogue os legumes: Reduza o fogo para médio e adicione a cebola, o pimentão e a cenoura. Cozinhe até a cebola amolecer (cerca de 3-5 minutos), mexendo de vez em quando. Adicione a manteiga e deixe derreter (FOTO 1).
- Adicione a farinha de mandioca: Misture bem a farinha de mandioca até torrar e misture com o bacon e os legumes (FOTO 2). Tempere com sal e pimenta a gosto (e uma pitada de cominho se quiser).
- Torre a farinha: Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo e deixe torrar por 1-2 minutos, mexendo sempre para torrar uniformemente. Junte os ovos e a salsa. Sirva quente.
COMO CONSERVAR
Guarde a farofa em um recipiente hermético na geladeira por até 3-5 dias.
Congele sem os ovos e as ervas frescas em sacos de congelamento (retire a maior parte do ar) por até 2 meses.
O QUE SERVIR COM FAROFA
- Feijão preto
- Receita de feijoada
- Picanha de forno
- Picadinho de carne
- Bobó de camarão
- Churrasco de frango
- Frandinha para churrasco
- Moqueca baiana de peixe com camarão
COMPARTILHE!
Como Fazer Farofa
Equipment
- 1 frigideira
- 1 colher de pau
Ingredients
- 4 tiras de bacon defumado picado
- ½ cebola amarela média picada
- 1 pimentão vermelho picado (ou pimentão verde ou amarelo, ou uma mistura deles)
- 1 cenoura média ralada
- 4 colheres de sopa de manteiga ou óleo vegetal (ou mais se desejar para deixar a farinha bem amanteigada)
- 1 xícara de chá de farinha de mandioca
- Sal e pimenta a gosto
- 2 ovos cozidos picados
- 2 colheres de sopa de salsa ou coentro bem picado
Instructions
- Aqueça a gordura: Para fazer esta receita de farofa, comece aquecendo uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto. Adicione o bacon e deixe cozinhar por cerca de 3-5 minutos, ou até começar a dourar.
- Para uma farofa vegetariana, não use bacon e refogue os legumes no óleo e/ou manteiga (use o dobro da quantidade de gordura pedida na receita) e siga o restante da receita.
- Refogue os legumes: Reduza o fogo para médio e adicione a cebola, o pimentão e a cenoura. Cozinhe até a cebola amolecer (cerca de 3-5 minutos), mexendo de vez em quando. Adicione a manteiga e deixe derreter.
- Adicione a farinha de mandioca: Misture bem a farinha de mandioca até torrar e misture com o bacon e os legumes. Tempere com sal e pimenta a gosto (e uma pitada de cominho se quiser).
- Torre a farinha: Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo e deixe torrar por 1-2 minutos, mexendo sempre para torrar uniformemente. Junte os ovos e a salsa. Sirva quente.
Notes
- Tempo de preparo: 10 minutos
- Tempo de cozimento: 15 minutos
- Tempo total: 25 minutos
- Serve 6 pessoas
- Passas douradas com bananas picadinhas salteadas e cenoura ralada
- Linguiça picadinha e ovos cozidos picados, ou couve ralada e azeitonas verdes picadas.
- Para uma versão vegetariana, omita o bacon e os ovos. Adicione alguns dos ingredientes opcionais acima (passas e bananas em cubos salteadas combinam bem com cebola e cenoura, bem como couve e azeitonas combinam com cebola, cenoura e pimentão).
Nutrition
Leave a Reply