Guia de como cozinhar feijão preto de 2 maneiras: na panela normal e também do jeito rápido e fácil (com feijão enlatado). Esta receita de feijão preto é saudável e tem um caldo grosso. Uma delícia assim como a nossa receita de feijoada!
Embora o feijão cozido em casa seja mais saboroso do que o feijão enlatado, você ainda pode melhorar o sabor do feijão preto em lata usando os temperos certos, como você verá aqui também.
Table of Contents
- 1 Razão para amar feijão preto
- 2 Como temperar feijão
- 3 Rendimento e conversões
- 4 Métodos para colocar o feijão de molho
- 5 4 etapas para deixar o feijão preto de molho
- 6 Perguntas frequentes
- 7 Feijão velho e problemas de água dura
- 8 10 dicas para cozinhar feijão preto cru
- 9 Dicas para aumentar o sabor
- 10 Como cozinhar feijão preto
- 11 Como fazer feijão preto rapidamente (enlatado)
- 12 Armazenamento
- 13 Outra Receitas com Feijão:
- 14 Como Cozinhar Feijão Preto Corretamente
Razão para amar feijão preto
- Eles fazem bem à saúde: o feijão preto é uma fonte de proteínas, fibras e antioxidantes. Além disso, eles contêm folato, tiamina (vitamina B1), fósforo, manganês e magnésio. Se você já ouviu falar que o feijão é “prejudicial à saúde”, pode ser que o feijão contenha lectinas, um antinutriente, até que esteja totalmente cozido. As lectinas estão presentes em muitos alimentos à base de plantas, mas se você comer feijão preto totalmente cozido, não terá com que se preocupar. Leia tudo sobre a nutrição do feijão preto aqui.
- Eles são baratos: embora o preço possa variar dependendo da localização e de onde você os compra, uma porção de feijão pode custar cerda de R$ 1,50 se cozido em casa.
- O feijão preto pode ser feito com antecedência e congelado por até 6 meses.
- Disponível em todo o mundo. Mas são mais populares na gastronomia da América Central e do Sul, bem como do Caribe. Alguns são Brasil (feijão preto), Cuba (frijoles negros), Guatemala, Venezuela (caraotas negras), Porto Rico, México, entre outros.
- Eles são versáteis. Você pode comê-los como acompanhamento, como prato principal vegetariano, ou pode incorporá-los em outros pratos, como tacos, enchiladas, panquecas salgadas, saladas e muito mais.
- Pode ser preparado na panela normal ou na panela de pressão.
- As Diretrizes Dietéticas de 2010 para Americanos recomendam o consumo de 1,5 xícaras de feijão por semana para aproveitar esses benefícios potenciais à saúde. Entre eles, o feijão contribui para a saciedade e ajuda o sistema digestivo. Além disso, é uam receita sem glúten, vegana e vegetariana!
Como temperar feijão
Muitas receitas de feijão preto pedem bacon ou banha, mas a nossa receita de feijão não contém carne (é vegetariana e vegana). Os temperos que usamos são comuns no Brasil e fazem um prato saudável.
Embora você possa adicionar, omitir ou substituir um ou mais temperos, aconselho que experimente o nosso primeiro e ajuste-o como desejar.
- Cebola e alho dão uma base sólida a esses grãos. Ambos são refogados para liberar seus óleos naturais e maximizar o sabor. Depois de totalmente cozido, uma porção dos grãos são parcialmente triturados no liquidificador junto com o caldo de feijão, deixando o prato ainda mais saboroso e o caldo mais grosso.
- As folhas de louro adicionam um sabor de ervas semelhante ao orégano ou tomilho.
- O azeite de oliva (apenas o suficiente para cozinhar a cebola e o alho) faz com que esses grãos também cozinhem bem sem pregar e dá sabor.
- O sal e a pimenta dão um sabor!
- Cominho adiciona um sabor aconchegante ao feijão preto.
- Vinagre de vinho tinto para a acidez que o feijão naturalmente precisa e também ajuda com os gases.
- O coentro, erva comum na América Latina, dá um toque de frescor ao feijão antes de servir. Você pode substituir por salsa.
Antes de servir, você também pode espremer suco de limão para unir todos os sabores. Feijão adora acidez!
Rendimento e conversões
O feijão preto cru costuma ser vendido em sacos de meio quilo. Esta receita pede o saco inteiro e rende cerca de 6 xícaras. Se você não conseguir terminar essa quantidade de feijão em 5 dias, pode reduzir a receita pela metade ou congelar as sobras por até 6 meses.
Aqui estão algumas medidas úteis e conversões:
- Feijão preto cru ou seco: ½ quilo = 16 onças ou 454 gramas = cerca de 2 ½ xícaras.
- ½ quilo de feijão preto seco = cerca de 6 xícaras de feijão preto cozido = um pouco mais de 3 latas de 430 gramas de feijão preto cozido.
- Cada 1 ¼ xícaras de feijão cru rende cerca de 3 xícaras de feijão cozido.
Métodos para colocar o feijão de molho
Existem basicamente 3 métodos diferentes de imersão, que variam na quantidade de tempo necessária para colocar o feijão de molho. O método de “imersão quente” é o meu favorito porque reduz o tempo de cozimento e os compostos que produzem gases, ao mesmo tempo que produz grãos tenros.
-
Imersão tradicional (mais comum):
- Despeje água fria sobre o feijão para cobrir totalmente.
- Deixe os grãos de molho por 8 horas ou durante a noite.
- Escorra o feijão e descarte a água de molho
- Lave o feijão com água fria.
Vantagens:
Não é necessário ferver e reduz os compostos produtores de gás com a longa imersão.
Desvantagens:
Tempo de imersão longo, exigindo planejamento com antecedência.
-
Imersão quente (preferencial)
- Coloque o feijão em uma panela grande e adicione 10 xícaras de água para cada 2 xícaras de feijão cru.
- Aqueça até ferver e ferva por mais 2ou 3 minutos.
- Retire o feijão do fogo, tampe e deixe descansar por 4 a 24 horas.
- Escorra o feijão e descarte a água de molho.
- Lave o feijão com água fria.
Vantagens:
Reduz o tempo de cozimento e os compostos produtores de gás; Rende consistentemente grãos tenros
Desvantagens:
Tempo de imersão longo, exigindo algum planejamento.
-
Imersão rápida (mais conveniente):
- Coloque o feijão em uma panela grande e adicione 6 xícaras de água para cada 2 xícaras de feijão cru.
- Deixe ferver e ferva por mais 2 ou 3 minutos.
- Retire o feijão do fogo, tampe e deixe repousar por 1 hora.
- Escorra o feijão e descarte a água de molho.
- Lave o feijão com água fria.
Vantagens:
Tempo de imersão muito mais rápido, exigindo menos planejamento.
Desvantagens:
A fermentação pode ocorrer se deixada em água quente por muito tempo e também pode haver perda potencial de algum folato.
4 etapas para deixar o feijão preto de molho
- Primeiro, inspecione os grãos, removendo quaisquer grãos quebrados ou impurezas.
- Enxágüe bem em água fria.
- Em seguida, use um dos métodos de imersão mencionados acima. Se estiver usando o método preferido de “imersão quente”: Adicione 10 xícaras de água fria à panela para cada 2 xícaras de feijão cru. Leve a água para ferver e ferva por mais 2 ou 3 minutos, tampe a panela e deixe descansar por 4 a 24 horas. Por fim, escorra e enxágue o feijão.
- Cozinhe e use em outros pratos.
Perguntas frequentes
Feijão preto deve ficar de molho ou não?
A maioria das receitas de feijão requerem que o feijão fique de molho usando um dos 3 métodos de imersão citados acima. Mas há quem diga que essa etapa não é necessária. Segundo eles, o feijão que não fica de molho levará apenas de 20 a 30 minutos a mais no fogo, terá uma cor mais profunda, terá mais nutrientes e um sabor melhor.
Na era da panela de pressão, confesso que me permito pular a etapa de imersão. Mesmo que cozinhe no fogão, você pode adicionar ½ colher de chá de bicarbonato de sódio para cada quilo de feijão cru para amolecer mais rápido.
O sal deve ser adicionado antes ou depois do cozimento?
É verdade é que o feijão salgado antes de cozinhar tende a ter um sabor melhor. Mas eu não concordo que ele é o culpado por grãos quebrados. Cozinhar o feijão em fogo baixo ao invés de fervê-lo rapidamente é a etapa que realmente evita a quebra da casca. Se pretende cozinhá-los na panela de pressão, certifique-se de usar grãos novos e água filtrada ou destilada e também de NÃO colocá-los de molho. Isso ajudará o feijão a não rachar a casca sob pressão.
Você pode adicionar sal antes de cozinhar e comer com menos caldo ou pode adicionar sal meia hora antes de terminar o tempo de cozimento. Mas a realidade é que o sal tende a endurecer o feijão. Portanto, adicionar sal 30 minutos antes do final do tempo de cozimento, ajudando-os a ficarem macios e ainda saborosos.
É melhor cozinhar na panela normal ou na panela de pressão?
Você pode cozinhar feijão de qualquer maneira. Mas para evitar rachar a casca e deixar o feijão mais saboroso, cozinhe-o na panela normal. Além disso, a água pode evaporar durante o cozimento, resultando em um caldo mais grosso - ao contrário do que acontece na panela de pressão.
Alguns acham que a panela de pressão deve ser reservada para quando você estiver com pressa. Segundo eles, o feijão pode cozinhar de forma irregular porque pode ficar sem água durante o processo de cozimento. Além disso, cozinhá-los demais não é incomum e eles se tornam macios demais e sem graça.
Eu concordo parcialmente com eles. Sim, o que eles dizem pode acontecer, mas apenas se você não tomar as seguintes medidas:
- Adicione 6 xícaras de água para cada quilo de feijão cru. Terá água suficiente para evitar que o feijão fique sem líquido.
- Para evitar feijão mole, NÃO ponha o feijão de molho. Além disso, cozinhe os novos grãos em água destilada ou filtrada por cerca de 30 minutos em alta pressão. Em seguida, libere a pressão rapidamente e cozinhe , descobertos, por cerca de 10 minutos. Isso evitará grãos de feijão partidos.
- O processo de fervura permitirá que os grãos absorvam os sabores. Adicione a cebola e o alho cozidos, os temperos e o vinagre ao feijão antes de cozinhá-lo por mais 10 minutos sem tampa. No final, bata cerca de 1 xícara (caldo e o feijão) no liquidificador e acrescente ao feijão cozido. Isso os deixará saborosos! Além disso, adicione um toque extra de vinagre de vinho tinto para realçar ainda mais o sabor. O feijão adora acidez. Acho que essas são as melhores maneiras de fazer feijão preto na panela de pressão.
Feijão velho e problemas de água dura
Se você não sabe, o feijão velho leva mais tempo para cozinhar do que o feijão novo. Encare o fato de que grãos muito velhos podem nunca amolecer o suficiente.
O feijão preto leva cerca de 60 a 90 minutos, se não for velho. Portanto, ao comprar feijão cru, é fundamental que você verifique na sacola a data de colheita ou validade. Eles serão bons para cozinhar dentro de um ano da colheita.
Além disso, guarde o feijão em local fresco e escuro na despensa, dentro da embalagem ou em recipiente hermético, etiquetado com a data de validade. Do contrário, se você não se lembrar, correrá o risco de cozinhar grãos velhos que não ficarão macios o suficiente.
Outro fator a considerar são os minerais da água dura. Isso pode retardar o processo de cozimento, levando cerca de 50% mais tempo para o feijão cozinhar!
Portanto, use água filtrada ou destilada em vez de água da torneira.
10 dicas para cozinhar feijão preto cru
- Para cozinhar feijão, adicione água fria filtrada ou destilada (não dura) para cobrir totalmente o feijão, mais 1 a 2 colheres de sopa de óleo, se desejar. Adicionar óleo evita a formação de espuma. A espuma também pode ser removida durante o cozimento. Cozinhe o feijão até ficar macio.
- Cozinhe apenas um tipo de feijão de cada vez, se possível. Diferentes tipos e idades de feijão têm diferentes tempos de cozimento, portanto, evite cozinhar diferentes tipos de feijão ao mesmo tempo.
- Cozinhe o feijão em fogo baixo para evitar que as películas se partam.
- Alguns acham que adicionar bicarbonato de sódio aos grãos torna os grãos mais macios, mas também destrói a tiamina, vitamina B, e pode afetar negativamente o sabor. Acho que não altera o sabor - pelo menos não consigo sentir a diferença!
- Assim como o macarrão, mexa o feijão de vez em quando para evitar que grudem durante o cozimento.
- Mantenha o feijão coberto com água durante o processo de cozimento. Se necessário, adicione água fria periodicamente durante o cozimento para garantir que o feijão seja coberto com água.
- Verifique se o feijão está cozido antes de comer. Quando cozido corretamente, o feijão deve ser macio, mas não muito mole. A casca ainda deve estar intacta, mas o feijão pode ser triturado facilmente entre dois dedos ou com um garfo.
- Escorra o feijão imediatamente quando atingir a textura desejada para evitar que cozinhe demais - mas apenas se for usá-lo em saladas ou outros pratos em que o caldo não seja necessário.
- Para adicionar sabor depois que o feijão estiver quase pronto, experimente adicionar um fiozinho de azeite de oliva extra virgem imediatamente antes de servir, em vez de adicionar ingredientes com alto teor de gordura (como bacon) durante o cozimento. Há quem goste, assim você pode cozinhar feijão preto com calabresa.
- Para cozinhar feijão rapidamente, faça na panela de pressão, seguindo as instruções do fabricante. Isso permite que o feijão cozinhe na metade do tempo e elimine a necessidade de ficar de molho. No entanto, isso não dá ao feijão muito tempo para absorver os sabores de outros ingredientes, como quando cozinhados na paenla normal.
Dicas para aumentar o sabor
Os feijões tendem a absorver os sabores dos ingredientes com os quais são cozidos. Siga estas dicas ao adicionar cada um desses ingredientes ao feijão para torná-lo saboroso e nutritivo:
- Acidez: adicionar ingredientes ácidoa é uma ótima maneira de aumentar o sabor em pratos de feijão. Adicione ingredientes como suco de limão, vinagre, tomate, molho de pimenta, ketchup, melaço ou vinho depois que o feijão estiver totalmente cozido. Esses alimentos ácidos podem impedir que os grãos fiquem macios e aumentar o tempo de cozimento se forem adicionados muito cedo.
- Cebola: Adicionar cebola também pode aumentar o sabor do feijão. Adicione as cebolas a qualquer momento durante o processo de cozimento, mas para um sabor mais forte de cebola, adicione durante os últimos 30 minutos do cozimento.
- Ervas e especiarias: adicione orégano, tomilho, alho, salsa ou quaisquer outras ervas / especiarias a qualquer momento durante o cozimento. No entanto, lembre-se de que os sabores de ervas e especiarias tendem a diminuir quanto mais tempo são cozidos.
- Sal: Adicione quando os grãos estiverem quase macios porque o sal tende a endurecer os grãos. Lembre-se de usar quantidades mínimas de sal para limitar o teor de sódio do feijão.
Como cozinhar feijão preto
- Separe os grãos e descarte quaisquer pedras ou grãos danificados. VEJA FOTO 1
- Lave o feijão em uma peneira. VEJA FOTO 2
- (OPCIONAL) Deixe de molho: para isso, mergulhe-os em bastante água fria por pelo menos 4 horas ou durante a noite (12 horas ou mais) para que fiquem mais macios e cozinhem mais rápido.
- Enxágue e escorra. Reserve.
- Cozinhe o feijão: em uma panela grande sobre fogo alto, leve o feijão com 6 xícaras de água e 1 colher de sopa de óleo para ferver. O óleo reduz a formação de espuma durante o processo de cozimento! VEJA FOTOS 3 e 4
- Em seguida, tampe a panela e reduza o fogo para médio-baixo. Deixe ferver por 60 minutos ou até ficar quase macio.
- Em uma frigideira anti-aderente, aqueça 1 colher de sopa de óleo em fogo médio e cozinhe a cebola picada até ficar translúcida, mexendo de vez em quando. Em seguida, adicione o alho e cozinhe por cerca de 60 segundos, mexendo de vez em quando. VEJA FOTO 5
- Misture a cebola cozida e o alho ao feijão quase cozido (cerca de 30 minutos antes do fim do tempo de cozimento). Adicione as folhas de louro e junte todos os temperos, especiarias e o vinagre. O vinagre melhora o sabor e reduz os elementos gasosos. Se o sal for adicionado no início, ele vai endurecer os grãos.
- Adicione mais 1 a 2 xícaras de água, se necessário. Cubra e deixe ferver em fogo médio-baixo por esses 30 minutos finais ou até ficar macio. VEJA FOTO 6
- Mexa e remova as folhas de louro. Se desejar, retire cerca de 1 xícara de feijão preto cozido (grãos e caldo) e bata no liquidificador até ficar homogêneo e cremoso.
- Adicione novamente ao feijão cozido e mexa. Isso tornará o caldo mais grosso e saboroso. Pouco antes de servir, polvilhe o coentro picado ou a salsa, se quiser. Sirva com arroz branco (um alimento básico no Brasil) e com a sua carne preferida.
OBS.: Se for cozinhar feijão preto na panela de pressão (algo muito comum no Brasil), certifique-se de que a panela não esteja cheia a mais da metade. Os feijões que ficaram de molho podem ser cozidos em cerca de 15 a 20 minutos, enquanto os feijões que não ficaram de molho geralmente levam de 30 a 40 minutos para cozinhar, dependendo da idade dos grãos. A verdade é que quanto mais velho o feijão, mais tempo de cozimento é necessário. Para cozinhar feijão preto na panela de pressão, após cozinhar por 30 minutos (feijão que não ficou de molho), faça uma liberação de presão rápida. Em seguida, adicione a cebola e o alho cozidos, os temperos, as folhas de louro e o vinagre. Deixe cozinhar em fogo baixo, destampado, por 10 minutos.
Como fazer feijão preto rapidamente (enlatado)
- A maneira mais rápida é temperar feijão preto enlatado e esquentar. Para isso, refogue a cebola com azeite em fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 4 minutos.
- Em seguida, cozinhe o alho por cerca de 1 minuto. Adicione o feijão enlatado e acrescente o cominho (e outros temperos, como sal e pimenta).
- Cozinhe por 10 a 15 minutos. Junte uma dose de vinagre de vinho tinto e sirva com o coentro picado.
Armazenamento
Deixe o feijão preto cozido esfriar completamente. Em seguida, armazene-os em um recipiente hermético na geladeira por até 5 dias ou congele por até 6 meses.
Outra Receitas com Feijão:
- Feijão de coco
- Macarrão na panela de pressão
- Salada de feijoada
COMPARTILHE!
Como Cozinhar Feijão Preto Corretamente
Equipment
- pote
Ingredients
Ingredientes:
- 1 pacote 454 g feijão preto
- 6 copos americanos água
- 2 colheres de sopa azeite de oliva dividido
- ¼ cebola amarela média picada
- 24 dentes alho picados
- 2 folhas louro
- 1 colher de sopa mais 1 colher de chá sal ou mais, se desejar
- ½ colher de chá pimenta do reino
- ½ colher de chá cominho
- 1 colher de sopa vinagre de vinho tinto
- 2 colheres de sopa coentro fresco picado ou salsa opcional
Instructions
Modo de preparo:
- Separe os grãos e descarte quaisquer pedras ou grãos danificados.
- Lave o feijão em uma peneira.
- (OPCIONAL) Deixe de molho: para isso, mergulhe-os em bastante água fria por pelo menos 4 horas ou durante a noite (12 horas ou mais) para que fiquem mais macios e cozinhem mais rápido.
- Enxágue e escorra. Reserve.
- Cozinhe o feijão: em uma panela grande sobre fogo alto, leve o feijão com 6 xícaras de água e 1 colher de sopa de óleo para ferver. O óleo reduz a formação de espuma durante o processo de cozimento!
- Em seguida, tampe a panela e reduza o fogo para médio-baixo. Deixe ferver por 60 minutos ou até ficar quase macio.
- Em uma frigideira anti-aderente, aqueça 1 colher de sopa de óleo em fogo médio e cozinhe a cebola picada até ficar translúcida, mexendo de vez em quando. Em seguida, adicione o alho e cozinhe por cerca de 60 segundos, mexendo de vez em quando.
- Misture a cebola cozida e o alho ao feijão quase cozido (cerca de 30 minutos antes do fim do tempo de cozimento). Adicione as folhas de louro e junte todos os temperos, especiarias e o vinagre. O vinagre melhora o sabor e reduz os elementos gasosos. Se o sal for adicionado no início, ele vai endurecer os grãos.
- Adicione mais 1 a 2 xícaras de água, se necessário. Cubra e deixe ferver em fogo médio-baixo por esses 30 minutos finais ou até ficar macio.
- Mexa e remova as folhas de louro. Se desejar, retire cerca de 1 xícara de feijão preto cozido (grãos e caldo) e bata no liquidificador até ficar homogêneo e cremoso.
- Adicione novamente ao feijão cozido e mexa. Isso tornará o caldo mais grosso e saboroso. Pouco antes de servir, polvilhe o coentro picado ou a salsa, se quiser. Sirva com arroz branco (um alimento básico no Brasil) e com a sua carne preferida.
Notes
- Serve: 8
- Tempo de preparo: 10 min
- Tempo de cozimento: 1 h 30 min
- Tempo total: 1 h 40 min
- A maneira mais rápida é temperar feijão preto enlatado e esquentar. Para isso, refogue a cebola com azeite em fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 4 minutos.
- Em seguida, cozinhe o alho por cerca de 1 minuto. Adicione o feijão enlatado ( 2 latas de 430 gramas cada) e acrescente o cominho (e outros temperos, como sal e pimenta).
- Cozinhe por 10 a 15 minutos. Junte uma dose de vinagre de vinho tinto e sirva com o coentro picado.
Nutrition
Post originalmente publicado em 27 de dezembro de 2015 e atualizado receentemente.
Fabiana says
Amo feijão preto! Não conhecia essa receita, obrigado por compartilhar!