Este churrasco de picanha é tão macio e suculento que até derrete na boca! Os bifes de picanha são espetados e grelhados numa churrasqueira até ficarem no ponto certo e depois são servidos com molho chimichurri caseiro e rodelas de limão.
Assim como minha receita de picanha de forno, este prato apresenta um dos cortes de carne favoritos do Brasil - picanha. Embora não seja tão conhecida nos Estados Unidos, a picanha é muito saborosa, macia e suculenta sem custar tanto quanto alguns outros cortes como o filé mignon.
Compre alguns bifes de picanha para grelhar e prometo que não ficará desapontado. Não é à toa que essa é uma especialidade da churrascaria brasileira!
Table of Contents
- 1 Por que você vai adorar esta receita de bife de picanha
- 2 O que é a picanha na brasa?
- 3 Como cortar picanha
- 4 Ingredientes e substituições
- 5 Como fazer picanha na brasa
- 6 MOLHO CHIMICHURRI
- 7 Dicas úteis para fazer esta receita de churrasco de picanha
- 8 O que servir com churrasco de picanha
- 9 Perguntas Frequentes
- 10 Armazenamento e reaquecimento
- 11 Outras receitas de bife para desfrutar
- 12 Churrasco de Picanha
Por que você vai adorar esta receita de bife de picanha
- Fácil: Aprender a grelhar picanha é simples. Qualquer um pode fazê-lo, ainda que não tenha experiência na cozinha! Se você quiser economizar tempo, pode até comprar um molho chimichurri pré-pronto. Além disso, você só vai precisar de 2 ingredientes (a própria carne e o sal grosso)!
- Rápida: você pode fazer em 25-35 minutos temperando e grelhando.
- Macia: Grelhar em fogo alto rompe as fibras da carne, deixando-a irresistivelmente macia e suculenta. Se esse é o estilo de carne que você gosta, espere até comer o primeiro pedaço!
- Saborosa: A picanha é famosa por ser saborosa. Além disso, combiná-la com chimichurri e fatias de limão adiciona sabores frescos, picantes e herbáceos que todos vão adorar!
- Acessível: A picanha está localizada no quarto quarto traseiro (parte dorsal) e custa menos do que outros cortes como o filé mignon o qual é proveniente do lombo. Além disso, você pode economizar muito dinheiro preparando-a em casa, em vez de ir a uma churrascaria.
O que é a picanha na brasa?
O bife de picanha grelhado (ou picanha churrasco) é um prato muito popular no Brasil, mas também é servido em churrascarias brasileiras em todo o mundo!
É feito de um corte específico de carne bovina, chamado picanha, o qual é parte da alcatra. Como essa área normalmente não é muito exercitada, a carne é conhecida por ser bem macia.
O único tempero necessário é sal grosso, mas você pode tentar adicionar ervas se quiser.
Nesta receita, cozinho a picanha na brasa ou grelha a carvão para infundir sabores defumados. Adoro servi-la com um molho chimichurri picante e herbáceo. Cada pedaço é gostoso, macio e indulgente!
Como cortar picanha
- Escolha uma faca bem afiada e própria para o corte de carnes;
- Com a capa de gordura virada para cima, identifique onde está, na sua peça de picanha, a porção mais grossa de gordura;
- Depois meça entre dois e três dedos de espessura;
- Corte suavemente as fatias de picanha.
Ingredientes e substituições
- Picanha inteira de 1 a 1.5 kg . OBS: NÃO remova a capa de gordura! Por ser um corte tenro, não há necessidade de pagar mais por uma picanha Wagyu.
- 2-3 colheres de sopa de sal-grosso (ou 1 colher de sopa por cada meio quilo de carne)
SERVIR COM:
- Molho Chimichurri
- Fatias de limão
Como fazer picanha na brasa
- FATIE A PEÇA: NÃO retire a capa da gordura! Em vez disso, passe a faca não muito profundamente pela capa de gordura fazendo um padrão xadrez. FOTO 1 Depois, fatie a peça em postas de 4 a 5 cm de espessura em um ângulo perpendicular às fibras que passam diagonalmente pela picanha. FOTO 2 Dependendo do tamanho da sua peça de picanha, pode render 5 ou mais postas. Se você comprou a picanha já fatiada, não vai precisar cortar as postas!
- ESPETE E TEMPERE: Dobre cada posta de picanha ao meio ou em forma de C e, em seguida, espete cada uma em 2 espetos de metal com a gordura para baixo do lado de fora dos espetos. Em seguida, tempere as postas com sal. FOTO 3 Deixe-as descansar em temperatura ambiente enquanto aquece a sua grelha! OBS: Dependendo do comprimento dos espetos, espete apenas 2 ou 3 postas por espeto duplo!
- REPARE A CHURRASQUEIRA: Limpe as grelhas da sua churrasqueira. Divida a churrasqueira em duas zonas (zonas quentes e frias). Use carvão para dar à carne um sabor mais autêntico! Pré-aqueça sua grelha a carvão em fogo alto (260 graus C). Com cuidado, lubrifique as grelhas da sua grelha com óleo!
- GRELHE AS POSTAS DE PICANHA: Coloque os bifes diretamente entre as zonas quente e fria. Vire os espetos a cada 2 ou 3 minutos, fechando a tampa da churrasqueira entre essas viradas. FOTO 4 Isso ajudará os bifes a serem grelhados de maneira mais uniforme. Comece a verificar a temperatura interna com um termômetro de carne após 15 minutos de cozimento. Levará cerca de 20 a 25 minutos para cozinhá-los de mal passado a ponto de mal passado (52 a 54 graus C). O meio dos bifes ficará mal passado e o exterior ficará ao ponto de mal passado.
- DEIXE-OS DESCANSAR: Retire os espetos de carne da grelha, bata-os com a lateral de uma faca para remover o sal grosso que não dissolveu e deixe os bifes descansarem por 5 minutos, cobertos com papel alumínio, antes de cortar para permitir que seus sucos naturais se distribuam.
- FATIE E SIRVA: Use uma faca afiada para cortar a carne no espeto diretamente no prato. Sirva com molho chimichurri e fatias de limão ao lado! FOTOS 5 e 6 OBS: Brasileiros costumam comer a gordura também (é saborosa) mas você pode retirar ela se preferir. escolha.
MOLHO CHIMICHURRI
Em uma tigela média, misture bem:
- ½ xícara de chá de azeite de oliva
- 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
- ½ xícara de chá de salsinha picada
- 4 dentes de alho picados
- 1 pimentão vermelho pequeno, sem sementes e picado finamente
- ¾ colher de chá de orégano seco
- 1 colher de chá de sal grosso
- ½ colher de chá de pimenta preta
Deixe o molho marinar por pelo menos 10 minutos a 1 hora.
Mas você pode preparar esta receita fácil com até 24 horas de antecedência e refrigerá-la, tampada, na geladeira.
Os ingredientes devem ser be picadinhos.
Dicas úteis para fazer esta receita de churrasco de picanha
- Não remova a capa de gordura: marque a capa de gordura em um padrão xadrez, mas não a remova completamente. Acrescenta sabor e umidade! Lembre-se, você não precisa comê-la depois que as postas estiverem grelhadas.
- Use um termômetro de carne: A maneira mais fácil de saber se suas postas de picanha estão prontas é usando um termômetro de carne e verificando a temperatura interna dos bifes. NÃO cozinhe demais!
- Deixe descansar: Para bifes de picanha suculentos e macios, dê-lhes tempo para descansar após grelhar. Isso permite que eles terminem de cozinhar e redistribuam os sucos naturais d a carne.
O que servir com churrasco de picanha
Além do molho chimichurri e rodelas de limão, os bifes de picanha costumam ser servidos com acompanhamentos e molhos como farofa, mandioca frita, batata frita, purê de batata, arroz, feijão preto e molho vinagrete.
Você também pode servir o seu com pão de queijo, polenta frita, couve a mineira, salada verde ou legumes assados.
Também vai bem com aspargos e brócolis.
Perguntas Frequentes
Como a picanha costuma ser preparada em casa?
A picanha costuma ser temperada e cozida em uma grelha a carvão. É servido fatiado com a capa de gordura.
Picanha é um bom corte de carne?
A picanha é um corte de carne bovina muito popular no Brasil e é um dos cortes de carne mais macios e saborosos que você pode comprar. O benefício extra é que esse corte é mais barato em comparação com outros cortes, oferecendo muitos dos mesmos benefícios.
O bife de picanha pode ficar duro?
A picanha em si é um corte magro de carne com pouca gordura intermuscular e, se cozida por muito tempo, pode ficar dura. O truque para fazer uma receita perfeita de bife de picanha é não cozinhar além do ponto de mal passada.
Pessoalmente, acho que o melhor cozimento é mal passado, resultando em bifes bem macios e suculentos. Além disso, cozinhe com a capa de gordura a qual vai derreter em parte e regará a carne.
Armazenamento e reaquecimento
Bifes de picanha na brasa são ótimas sobras. Basta seguir estas dicas para armazenar e reaquecer:
- Geladeira: Depois de esfriar completamente, transfira as sobras para um recipiente hermético e guarde na geladeira por até 3 dias.
- Congelador: As sobras podem ser transferidas para um saco plástico lacrado ou recipiente hermético e armazenada por até 2 meses.
- Descongelamento: Descongele os bifes na geladeira durante a noite se quiser reaquecê-los no dia seguinte.
- Reaquecimento: Você pode reaquecer os bifes no micro-ondas em intervalos de 30 segundos em fogo médio. Lembre-se de virá-los no meio do tempo de reaquecimento. É melhor adicionar um pouco de água (ou molho de bife) a um prato próprio para micro-ondas para que não ressequem. Apenas saiba que os bifes não ficarão mal passados quando você os reaquecer.
Outras receitas de bife para desfrutar
Se você gostou desta receita de churrasco de picanha, não deixe de conferir mais algumas proteínas como estas:
- Filé de costela
- Carne de sol
- Bife a cavalo
- Filé Mignon ao molho Madeira
- Fraldinha na mostarda
- Fraldinha para churrasco
- Bife acebolado
- Alcatra na pressão
- Rosbife
COMPARTILHE!
Churrasco de Picanha
Ingredients
- 1.5 kg peça de picanha inteira (de 1 a 1.5 kg) . OBS: NÃO remova a capa de gordura! Por ser um corte tenro, não há necessidade de pagar mais por uma picanha Wagyu.
- 2-3 colheres de sopa de sal grosso ou 1 colher de sopa por cada meio quilo de carne
SERVIR COM:
- Molho Chimichurri receita abaixo ( em NOTES)
- Fatias de limão
Instructions
- FATIE A PEÇA: NÃO retire a capa da gordura! Em vez disso, passe a faca não muito profundamente pela capa de gordura fazendo um padrão xadrez. Isso fará a gordura derreter mais facilmente na grelha e banhar a carne. Depois, fatie a peça em postas de 4 a 5 cm de espessura em um ângulo perpendicular às fibras que passam diagonalmente pela picanha. Dependendo do tamanho da sua peça de picanha, pode render 5 ou mais postas. Se você comprou a picanha já fatiada, não vai precisar cortar as postas!
- ESPETINHO E TEMPERO: Dobre cada posta de picanha ao meio ou em forma de C e, em seguida, espete cada uma em 2 espetos de metal com a gordura para baixo do lado de fora dos espetos. Em seguida, tempere as postas com sal. Deixe-as descansar em temperatura ambiente enquanto aquece a sua grelha! OBS: Dependendo do comprimento dos espetos, espete apenas 2 ou 3 postas por espeto duplo!
- PREPARE A CHURRASQUEIRA: Limpe as grelhas da sua churrasqueira. Divida a churrasqueira em duas zonas (zonas quentes e frias). Use carvão para dar à carne um sabor mais autêntico! Pré-aqueça sua grelha a carvão em fogo alto (260 graus C). Com cuidado, lubrifique as grelhas da sua grelha com óleo!
- GRELHE AS POSTAS DE PICANHA: Coloque os bifes diretamente entre as zonas quente e fria. Vire os espetos a cada 2 ou 3 minutos, fechando a tampa da churrasqueira entre essas viradas. Isso ajudará os bifes a serem grelhados de maneira mais uniforme. Comece a verificar a temperatura interna com um termômetro de carne após 15 minutos de cozimento. Levará cerca de 20 a 25 minutos para cozinhá-los de mal passado a ponto de mal passado (52 a 54 graus C). O meio dos bifes ficará mal passado e o exterior ficará ao ponto de mal passado.
- DEIXE-OS DESCANSAR: Retire os espetos de carne da grelha, bata-os com a lateral de uma faca para remover o sal grosso que não dissolveu e deixe os bifes descansarem por 5 minutos, cobertos com papel alumínio, antes de cortar para permitir que seus sucos naturais se distribuam.
- FATIE E SIRVA: Use uma faca afiada para cortar a carne no espeto diretamente no prato. Sirva com molho chimichurri e fatias de limão ao lado! OBS: Brasileiros costumam comer a gordura também (é saborosa) mas você pode retirar ela se preferir. escolha.
Video
Notes
- Serve: 8 pessoas
- Tempo de preparo: 10 minutos
- Tempo de cozimento: 15 minutos
- Tempo de descando: 5 minutos
- Tempo de total: 30 minutos
- ½ xícara de chá de azeite de oliva
- 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
- ½ xícara de chá de salsinha picada
- 4 dentes de alho picados
- 1 pimentão vermelho pequeno, sem sementes e picado finamente
- ¾ colher de chá de orégano seco
- 1 colher de chá de sal grosso
- ½ colher de chá de pimenta preta
- Geladeira: Depois de esfriar completamente, transfira as sobras para um recipiente hermético e guarde na geladeira por até 3 dias.
- Congelador: As sobras podem ser transferidas para um saco plástico lacrado ou recipiente hermético e armazenada por até 2 meses.
- Descongelamento: Descongele os bifes na geladeira durante a noite se quiser reaquecê-los no dia seguinte.
- Reaquecimento: Você pode reaquecer os bifes no micro-ondas em intervalos de 30 segundos em fogo médio. Lembre-se de virá-los no meio do tempo de reaquecimento. É melhor adicionar um pouco de água (ou molho de bife) a um prato próprio para micro-ondas para que não ressequem. Apenas saiba que os bifes não ficarão mal passados novamente quando você os reaquecer.
Leave a Reply