Biscoito de Polvilho, assim como pão de queijo, é feito com polvilho doce ou azedo e pode ser assado ou frito. Não contém glúten e faz um lanche mineiro fácil e gostoso que pode pode ser servido com café, café latte ou chá!
Eu sei que não faço pães e biscoitos com muita frequência. Mas estou prestes a me redimir com esses biscoitos de polvilho.
Eles fazem um lanche brasileiro rápido, naturalmente sem glúten, que é melhor servido quente e acompanhado de café, chá ou qualquer outra bebida de sua escolha.
Eles me lembram no nosso pão de queijo.
Quem quer um?
Table of Contents
- 1 Pão de Queijo x Biscoito de Polvilho
- 2 O Que é Biscoito de Polvilho?
- 3 Biscoito de Polvilho Doce x Biscoito de Polvilho Azedo
- 4 Biscoito de Polvilho Assado x Biscoito de Polvilho Frito
- 5 Ingredientes e Substituições
- 6 Como fazer biscoito de polvilho
- 7 Como Conservar
- 8 Outras receitas com polvilho
- 9 Biscoito de Polvilho
Pão de Queijo x Biscoito de Polvilho
Eles compartilham quase os mesmos ingredientes, métodos de cozimento (são comumente assados, mas também podem ser fritos) e têm sabor e textura semelhantes.
A principal diferença é o seu formato. O pão de queijo tem um formato redondo, semelhante a um pãozinho. Por outro lado, os palitos de tapioca costumam ter uma forma alongada, semelhante a um palito, embora você possa encontrá-los em forma de anel (ou mini rosquinha) ou mini esferas.
Além disso, alguns gostam de adicionar erva-doce seca na receita de biscoito de polvilho, o que não está presente nas receitas de pão de queijo.
O Que é Biscoito de Polvilho?
Ele é conhecido por diferentes nomes em diversas partes do Brasil: Peta, biscoito de vento , biscoito voador e biscoito globo (tem forma de rosquinha).
Originário do estado de Minas Gerais, do período colonial (século XVIII), era servido aos fazendeiros junto com queijo e café no café da tarde.
Ao longo do tempo o biscoito de polvilho adquiriu diferentes variações de formato (anéis, bastões ou esferas), tamanho (mini e regular), métodos de cozimento (frito ou assado, como o nosso), bem como variações de alguns ingredientes (há quem acrescente queijo e/ou ou erva-doce à massa).
Ele é tradicionalmente feito de polvilho azedo, ovos, leite, óleo vegetal e sal.
É tão popular no Brasil que está disponível em supermercados e até na rua.
Quando é assado no forno e feito com polvilho doce em substituição ao polvilho azedo, é chamado de biscoito de polvilho doce assado!
Vale D’ouro e Panificação Mandarinho são algumas das marcas que fabricam esta guloseima.
As principais diferenças entre a versão com queijo do biscoito de polvilho e o tradicional pão de queijo estão basicamente no formato e no fato de alguns gostarem de adicionar erva-doce à massa.
Faz um ótimo lanche, mas também podem ser um ótimo substituto para bolachas ou outros pães. Você pode servi-lo como petisco com caipirinha se quiser.
Biscoito de Polvilho Doce x Biscoito de Polvilho Azedo
Ambos são oriundos da mandioca que faz mandioca frita e purê de macaxeira assim como o sagu que faz sagu de vinho.
As receitas são muito parecidas.
A diferença é que um é feito com polvilho doce, produzindo algo leve e areado. Por outro lado, o polvilho azedo produz um biscoito denso.
Biscoito de Polvilho Assado x Biscoito de Polvilho Frito
A diferença é o método de cozimento!
Biscoito de Polvilho Assado tem um exterior macio e coném menos gordura por razões óbvias.
Por outro lado, o biscoito de polvilho frito tem um exterior crocante e contém mais gordura porque é frito em óleo.
Você pode usar os mesmos ingredientes para fazer os dois.
Mas quando se trata de fritar biscoito de polvilho, adicione cerca de ½ colher de sopa de açúcar à massa e coloque ele em uma panela com óleo frio suficiente para fritar. Isso evitará que a massa estoure durante a fritura!
Em seguida, aqueça o óleo em fogo médio-alto até borbulhar. Os biscoitos de polvilho vão flutuar até o topo!
Neste ponto, abaixe o fogo e termine de fritar em fogo baixo até dourar levemente. Se você for fritá-los em óleo quente do começo ao fim, eles vão estourar e podem te queimar.
Ingredientes e Substituições
Esses são os ingredientes necessários para fazer a nossa receita de biscoito de polvilho:
- Polvilho doce: É uma farinha naturalmente sem glúten, com textura super fina (como um pó). Após o cozimento, o produto final adquire uma textura aerada, mas à medida que esfria torna-se mei borrachuda. Algumas pessoas substituem o polvilho doce por polvilho azedo ou misturam esses 2 amidos juntos. O uso do polvilho doce produz biscoitos mais arejados e leves, enquanto o polvilho azedo os torna densos e um pouco borrachudos.
- Queijo parmesão ralado: Dá sabor aos biscoitos e adiciona mais sal.
- Leite integral: Evite usar leite desnatado; caso contrário, a massa ficará muito magra e fará com que essas guloseimas assadas fiquem muito densas! Algumas receitas de biscoito de polvilho também adicionam água, fazendo uma mistura de leite, água e óleo que depois de fervida é misturada ao polvilho para adicionar ar à massa. Receitas com maiores proporções de líquidos (quase 3 vezes mais que a nossa receita) e com um terço de ovos adicionados à nossa, produzem biscoitos mais leves.
- Óleo vegetal: Acrescenta mais gordura à massa. Junto com o leite aquecido, adicionará ar à massa.
- Sal: Vai deixar nossos biscoitos de polvilho saborosos!
- Alecrim seco: É um ingrediente opcional e pouco comum na receita tradicional. Algumas versões clássicas usam erva-doce, enquanto outras não usam ervas!
- Ovos: Certifique-se de que estão à temperatura ambiente!
Como fazer biscoito de polvilho
Biscoito de Polvilho Assado
- Pré-aqueça o forno a 350° F (cerca de 180° C). Forre duas a três assadeiras com papel manteiga e reserve.
- Enquanto isso, misture o polvilho doce e o queijo parmesão em uma tigela grande resistente ao calor. Reserve!
- Em uma panela pequena, misture o leite, o óleo, o sal e o alecrim e deixe ferver. Retire do fogo e despeje a mistura líquida quente sobre a mistura de polvilho e queijo, mexendo bem com uma colher de pau até ficar homogênea. A mistura ficará grumosa. Deixe esfriar o suficiente para manusear a massa com as próprias mãos.
- Adicione os ovos de um lado da tigela e bata-os com um garfo. Em seguida, usando as mãos, misture-os com a mistura de polvilho grumosa até obter uma massa homogênea, cerca de 3-4 minutos. Se a massa estiver muito grudenta para enrolar, adicione um pouco mais de polvilho até despregar das mãos e você pode formar bolinhas.
- Unte levemente as mãos com um pouco de óleo vegetal. Usando uma colher de sopa como medida, coloque 1-2 colheres de sopa da massa em suas mãos, molde em bolas e depois enrole como palitos, de 5 cm (mini) a 10 cm de comprimento cada (regular).
- Arrume-os nas assadeiras forradas, deixando um espaço (2,5 a 5 cm) entre eles.
- Asse por cerca de 13 a 15 minutos, ou até que os biscoitos de polvilho estejam inchados e levemente dourados por cima. O rendimento vai variar de acordo com o tamanho dos biscoitos (22 a 45). Os meus tinham aproximadamente 10 cm de comprimento por unidade, rendendo cerca de 22 biscoitos.
- Sirva ainda quente acompanhado de café, chá ou outra bebida de sua preferência. Se desejar, você pode pincelar um pouco de manteiga derretida por cima dos biscoitos de polvilho doce assados.
Biscoito de Polvilho Frito
- Siga os passos de 2 a 5 acima, mas faça a massa sem as ervas e adicione cerca de ½ colher de sopa de açúcar à massa.
- Coloque os biscoitos moldados na panela com óleo frio suficiente para fritar. Isso evitará que a massa estoure durante a fritura! Em seguida, aqueça o óleo em fogo médio-alto até borbulhar. Os biscoitos vão flutuar até a superfície!
- Neste ponto, abaixe o fogo e termine de fritar em fogo baixo até dourar levemente. Se você fritá-los em óleo quente do começo ao fim, eles vão estourar e podem te queimar.
Como Conservar
O biscoito de polvilho é melhor consumido fresco ou ainda quente. Se sobrar, deixe esfriar e coloque todos eles em um saco selável. Mantêm-se bem até 24 horas.
COMO REAQUECER: Certifique-se de envolvê-los individualmente em uma toalha de papel levemente molhada e reaquecer no microondas por 10-20 segundos, ou apenas até ficar morno. Coma imediatamente; caso contrário, vai endurecer!
CONGELAMENTO: Depois de prepará-los, coloque os biscoitos de polvilho crus em uma assadeira forrada com papel manteiga e congele-os por cerca de 1-2 horas ou até ficarem firmes. Transfira para um saco de congelação lacrado e congele por até 2 meses.
Asse-os logo após tirá-los do freezer. Basta adicionar cerca de 5 a 10 minutos ao tempo normal de cozimento.
Outras receitas com polvilho
- Tapioca com Brigadeiro Mole
- Tapioca com Queijo
- Pãozinho de Tapioca
COMPARTILHE!
Biscoito de Polvilho
Equipment
- 1 assadeira
- 1 tigela
- 1 panela
- 1 colher de pau
- forno ou fritadeira
Ingredients
- 4 xícaras de chá de polvilho doce cerca de 500 g (ou mais se a massa ficar muito grudenta nas mãos)
- ⅓ xícara de chá de queijo parmesão ralado
- ½ xícara de chá de leite integral
- ½ xícara de chá de óleo vegetal se fritar, você precisará de óleo extra e frio - o suficiente para fritar
- ½ colher de sopa mais 1 colher de chá de sal
- ½ colher de sopa de alecrim seco opcional (não use as ervas e adicione ½ colher de sopa de açúcar se fritar os biscoitos). Algumas receitas usam erva-doce!
- 3 ovos grandes em temperatura ambiente
Instructions
Biscoito de Polvilho Assado
- Pré-aqueça o forno a 350° F (cerca de 180° C). Forre duas a três assadeiras com papel manteiga e reserve.
- Enquanto isso, misture o polvilho doce e o queijo parmesão em uma tigela grande resistente ao calor. Reserve!
- Em uma panela pequena, misture o leite, o óleo, o sal e o alecrim e deixe ferver. Retire do fogo e despeje a mistura líquida quente sobre a mistura de polvilho e queijo, mexendo bem com uma colher de pau até ficar homogênea. A mistura ficará grumosa. Deixe esfriar o suficiente para manusear a massa com as próprias mãos.
- Adicione os ovos de um lado da tigela e bata-os com um garfo. Em seguida, usando as mãos, misture-os com a mistura de polvilho grumosa até obter uma massa homogênea, cerca de 3-4 minutos. Se a massa estiver muito grudenta para enrolar, adicione um pouco mais de polvilho até despregar das mãos e você pode formar bolinhas.
- Unte levemente as mãos com um pouco de óleo vegetal. Usando uma colher de sopa como medida, coloque 1-2 colheres de sopa da massa em suas mãos, molde em bolas e depois enrole como palitos, de 5 cm (mini) a 10 cm de comprimento cada (regular).
- Arrume-os nas assadeiras forradas, deixando um espaço (2,5 a 5 cm) entre eles.
- Asse por cerca de 13 a 15 minutos, ou até que os biscoitos de polvilho estejam inchados e levemente dourados por cima. O rendimento vai variar de acordo com o tamanho dos biscoitos (22 a 45). Os meus tinham aproximadamente 10 cm de comprimento por unidade, rendendo cerca de 22 biscoitos.
- Sirva ainda quente acompanhado de café, chá ou outra bebida de sua preferência. Se desejar, você pode pincelar um pouco de manteiga derretida por cima dos biscoitos de polvilho doce assados.
Biscoito de Polvilho Frito
- Siga os passos de 2 a 5 acima, mas faça a massa sem as ervas e adicione cerca de ½ colher de sopa de açúcar à massa.
- Coloque os biscoitos moldados na panela com óleo frio suficiente para fritar. Isso evitará que a massa estoure durante a fritura! Em seguida, aqueça o óleo em fogo médio-alto até borbulhar. Os biscoitos vão flutuar até a superfície!
- Neste ponto, abaixe o fogo e termine de fritar em fogo baixo até dourar levemente. Se você fritá-los em óleo quente do começo ao fim, eles vão estourar e podem te queimar.
Notes
- Tempo de preparo: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 15 minutos
- Tempo total: 30 minutos
- Redimento: 22 biscoitos
Leave a Reply