Bacalhau a Zé do Pipo leva camadas de bacalhau desfiado, cebola, maionese e purê de batata assados no forno e decorados com azetonas pretas. É perfeito para a Páscoa, Natal e outras ocasiões.
Table of Contents
- 1 Quaresma e Páscoa
- 2 Bacalhau a Zé do Pipo: O Que É?
- 3 Origem da Receita de Bacalhau a Zé do Pipo
- 4 Qual a diferença entre Bacalhau a Zé do Pipo e Bacalhau a Brás?
- 5 Ingredientes e Substituições
- 6 Como Fazer Bacalhau à Zé do Pipo
- 7 Como Conservar
- 8 Outras Receitas de Bacalhau
- 9 Outras Receitas de Peixe
- 10 Bacalhau à Zé do Pipo
- 11 Como Conservar
Quaresma e Páscoa
O Brasil tem a maior população católica do mundo, que observa a Quaresma por cerca de 6 semanas, da Quarta-feira de Cinzas ao Domingo de Páscoa.
Durante este perído a pessoa se abstém de comer carne como forma de penitência em honra da morte de Cristo na cruz.
Mesmo pessoas de outras religiões, observando tradições antigas, costumam saborear pratos de peixe na Páscoa – especialmente o bacalhau.
Com uma variedade de pratos para escolher, cada um enriquecido com o sabor reconfortante do perdão divino, quem não gostaria?
Algumas dessas tradições brasileiras incluem a Procissão do Fogaréu em Goiás Velho, Goiás, e a Paixão em Nova Jerusalém e Recife, ambas em Pernambuco.
Mas talvez uma das tradições mais singulares da Semana Santa seja a decoração das ruas para a procissão dominical.
Por exemplo, em Outo Preto, cidade histórica de Minas Gerais, as pessoas criam tapetes coloridos com lascas de madeira, farinha, café, flores e outros elementos decorativos na véspera do domingo para que as pessoas na procissão possam caminhar.
Ao contrário dos Estados Unidos, o Brasil não tem a tradição de realizar caça aos ovos de Páscoa.
Os pais, no entanto, tentam educar as crianças e deixá-las saber que o dia não é apenas sobre o coelhinho da Páscoa, mas sobre Cristo e a ressurreição e os ensinamentos de Deus…
Bacalhau a Zé do Pipo: O Que É?
Bacalhau à Zé do Pipo é um prato de bacalhau popular em Portugal. Consiste de camadas de bacalhau (previamente fervido no leite), cebola, maionese e purê de batata assados no forno e decorados com azetonas pretas (e as vezes tirinhas de pimentão vermelho).
Pode ser servido no Natal, no Ano Novo ou na Páscoa, além de outras ocasiões ao longo do ano!
Origem da Receita de Bacalhau a Zé do Pipo
O Bacalhau a Zé do Pipo leva o nome de seu criador, Zé do Pipo, que era dono de um famoso restaurante na cidade do Porto, Portugal, durante a década de 1960.
O prato ficou famoso em Portugal depois de vencer um concurso nacional de culinária. Posteriormente, muitos restaurantes o colocaram em seus menus.
Desde então, ele goza ele se tounou popular, inclusive no Brasil, que absorveu muitos pratos e tradições portuguesas.
Qual a diferença entre Bacalhau a Zé do Pipo e Bacalhau a Brás?
Bacalhau é um ingrediente típico e frequente na gastronomia portuguesa.
Há vários pratos conehcidos feitos com bacalhau e que são perfeitos para o dia a dia bem como para ocasiões especiais.
Em geral, vários pratos de bacalhau vêm acompanhados de batata, tornando difícil distinguir umas receitas de bacalhau das outras.
No caso do bacalhau à Zé do Pipo e do bacalhau à Brás, ambas as receitas também são preparadas com bacalhau desfiado e batata.
Mas a diferença é que no bacalhau à Zé do Pipo a batata é cozida, amassada como um purê e depois o prato é assado no forno até dourar.
Já o bacalhau à Brás (ou bacalhau dourado) é feito no fogão com bacalhau misturado com ovo batido e depois é coberto com batata palha.O prato não vai ao forno!
Ingredientes e Substituições
Para o Bacalhau:
- Bacalhau – Use de preferência bacalhau salgado e seco. Mas se você não encontrar, use bacalhau salgado e fresco, sem pele.
- Azeite de oliva– você poderá usar qualquer óleo vegetal que tenha em casa.
- Temperos -- sal e pimenta do reino moída, cebolinha fresca picada, alho e cebola
- Caldo de galinha Knorr em pó – não faz parte da receita rtadicional mas dá um excelente sabor ao prato, principalmente se você usar o bacalhau fresco.
- Limão
- Maionese – Eu uso maionese comprada pronta mas você poderá usar uma feita em casa se quiser.
- Azeitonas pretas -- de preferência sem caroço para decorar o prato!
Para o purê de batatas:
- Batatas – Descasque e corte-as em cubos antes de fervê-las. Use um tipo de batata farinhenta para que o purê fique cremoso.
- Creme de Leite
- Leite integral
- Temperos -- Sal, pimenta preta moída e noz-moscada moída.
- Manteiga sem sal derretida
- Gema de ovo – use uma grandeem temperatura ambiente!
Como Fazer Bacalhau à Zé do Pipo
Siga o passo-a-passo desta receita de bacalhau a Zé do Pipo:
- Prepare o bacalhau: Primeiro, desalgue o bacalhau! Para isso, deixe o bacalhau salgado mergulhado em água fria em uma bacia ou tigela por pelo menos 24 horas na geladeira. Troque a água 4 vezes ou mais.
- Se estiver usando bacalhau salgado seco nesta receita, depois de dessalguar em água, ferva ligeiramente em leite com a panela destampada. VEJA FOTO 1 Deslique o fogo e tampe a panela. Enquanto isso, prepare o purê de batatas. Mas depois escorra o bacalhau e retire a espinhas. Desfaça ele em lascas e reserve.
- Se estiver usando bacalhau fresco, não precisa fervê-lo em leite. Escorra bem do molho da água e seque o bacalhau com uma toalha de papel antes de começar a cozinhá-lo na frigideira. Bacalhau preservado em sal tem um gosto melhor do que o fresco.
- Cozinhe a cebola: Em uma frigideira grande e anti-aderente, aqueça 2 colheres de (sopa) de azeite de oliva sobre fogo médio. Em seguida, adicione a cebola. Cozinhe a cebola até ficar translúcida ou por cerca de 3 a 4 minutos (o objetivo aqui é cozinhar a cebola sem dourar). Adicione o alho e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto, mexendo sempre. Transfira a cebola cozida e alho para uma tigela pequena. Reserve.
- Frite e tempere o peixe: Usando a mesma frigideira onde a cebola foi cozinhada, aqueça as 3 colheres restantes de (sopa) de azeite e cozinhe as lascas de bacalhau sobre fogo médio por 2-3 minutos (se seco) ou por cerca de 7 a 8 minutos (se fresco), virando-os pelo menos uma vez. VEJA FOTO 2
- Retire do fogo e desfie as postas de bacalhau frescas cozinhadas com o auxílio de um garfo enquanto ainda esteja quente.
- Tempere o bacalhau (seja seco ou fresco) com sal, pimenta e o caldo de galinha em pó. Mexa e adicione o suco de limão e a cebolinha picada, mexendo novamente. Reserve.
- Neste ponto, você poderá combinar o bacalhau desfiado com a mistura de cebola e alho cozidos, ou reservar cada um separadamente para a montagem de acordo com as instruções abaixo. Desde que eu não estou usando cebolas fatiadas, eu prefiro combinar o bacalhau e a mistura de cebola-alho imediatamente.
- Prepare o purê de batatas: Em uma panela grande, cubra as batatas descascadas com água fria e sal e deixe ferver sobre fogo médio-alto; em seguida, reduza o fogo para médio e deixe ferver até ficarem macias (cerca de 12-15 minutos). VEJA FOTO 3 Escorra as batatas cozidas e amasse-as bem. Aqueça levemente o creme de leite e leite juntos sobre fogo médio. Adicionar ao purê de batatas e mexa até obter uma mistura homogênea. Acrescente o sal, a pimenta, a noz-moscada, e a manteiga derretida. Mexa bem e deixe esfriar. VEJA FOTO 4 Misture a gema e reserve.
- Montagem do bacalhau a Zé do Pipo: Pré-aqueça o forno a 190° C (375° F). Em um pirex médio retangular, empilhe o bacalhau desfiado no centro do pirex, encha as bordas ao redor do bacalhau com purê de batatas, reservando cerca de ⅓ do purê. Certifique-se de que a pilha de bacalhau e as batatas estejam nivelados quase igualmente (a camada de purê de batatas ao redor do bacalhau deve ser ligeiramente mais alta do que a pilha de bacalhau).
- Distribua a mistura de cebola e alho reservada no topo da pilha de bacalhau (se já não estiver misturado com o bacalhau desfiado) e ,em seguida, distribua a maionese por cima do bacalhau ou mistura de cebola e alho.
- Ponha o ⅓ restante do purê de batatas num saco de confeiteiro com uma ponta de estrela e faça ondas ao rededor da pilha de bacalhau.
- Asse: Leve ao forno por cerca de 20 a 30 minutos ou até o purê de batatas e maionese estejam levemente dourados. Decore com as azeitonas e sirva. Bacalhau à Zé do Pipo pode ser servido com vinho branco ou tinto.
Como Conservar
Guarde as sobras frias em um recipiente hermético na geladeira por até 3 dias.
Reesquente a porção individual coberta no microondas por mais ou menos 2 minutos ou até ficar quente.
Outras Receitas de Bacalhau
Outras Receitas de Peixe
- Sopa de Peixe
- Salmão na Airfryer
- Salmão Grelhado
- Tilapia na Air Fryer
- Moqueca Baiana de Peixe com Camarão
COMPARTILHE!
Bacalhau à Zé do Pipo
Equipment
- 1 pirex
- 1 forno
- 1 frigideira
- 1 panela
- 1 amassador de batatas
Ingredients
Ingredientes:
Para o Bacalhau:
- 820 gramas bacalhau salgado seco ou 1200 gramas de bacalhau fresco, sem pele
- 5 colheres de sopa de azeite de oliva dividido
- 1 colher de chá de sal
- ½ colher de chá de pimenta do reino moída
- 2 colheres de chá de caldo de galinha Knorr em pó
- ½ limão
- 2 colheres de sopa de cebolinha fresca picada
- 1 cebola branca grande picada
- 2 colheres de sopa de alho picado
- ½ xícara de chá de maionese
- 6 azeitonas pretas sem caroço para decorar o prato
Para o purê de batatas:
- 1360 gramas de batatas farinhentas , descascadas e cortadas em cubos
- ⅓ xícara de chá de creme de leite
- ⅓ xícara de chá de leite integral
- 1 e ¼ colheres de chá de sal
- ⅛ colher de chá de pimenta preta moída
- 1 pitada de noz-moscada moída
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
- 1 gema de ovo grande em temperatura ambiente
Instructions
- Prepare o bacalhau: Primeiro, desalgue o bacalhau! Para isso, deixe o bacalhau salgado mergulhado em água fria em uma bacia ou tigela por pelo menos 24 horas na geladeira. Troque a água 4 vezes ou mais.
- Se estiver usando bacalhau salgado seco nesta receita, depois de dessalguar em água, ferva ligeiramente em leite com a panela destampada. Deslique o fogo e tampe a panela. Enquanto isso, prepare o purê de batatas. Mas depois escorra o bacalhau e retire a espinhas. Desfaça ele em lascas e reserve.
- Se estiver usando bacalhau fresco, não precisa fervê-lo em leite. Escorra bem do molho da água e seque o bacalhau com uma toalha de papel antes de começar a cozinhá-lo na frigideira. Bacalhau preservado em sal tem um gosto melhor do que o fresco.
- Cozinhe a cebola: Em uma frigideira grande e anti-aderente, aqueça 2 colheres de (sopa) de azeite de oliva sobre fogo médio. Em seguida, adicione a cebola. Cozinhe a cebola até ficar translúcida ou por cerca de 3 a 4 minutos (o objetivo aqui é cozinhar a cebola sem dourar). Adicione o alho e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto, mexendo sempre. Transfira a cebola cozida e alho para uma tigela pequena. Reserve.
- Frite e tempere o peixe: Usando a mesma frigideira onde a cebola foi cozinhada, aqueça as 3 colheres restantes de (sopa) de azeite e cozinhe as lascas de bacalhau sobre fogo médio por cerca de 7 a 8 minutos (se fresco), virando-os pelo menos uma vez, ou de 2-3 minutos (se seco).
- Retire do fogo e desfie as postas de bacalhau frescas cozinhadas com o auxílio de um garfo enquanto ainda esteja quente.
- Tempere o bacalhau (seja seco ou fresco) com sal, pimenta e o caldo de galinha em pó. Mexa e adicione o suco de limão e a cebolinha picada, mexendo novamente. Reserve.
- Neste ponto, você poderá combinar o bacalhau desfiado com a mistura de cebola e alho cozidos, ou reservar cada um separadamente para a montagem de acordo com as instruções abaixo. Desde que eu não estou usando cebolas fatiadas, eu prefiro combinar o bacalhau e a mistura de cebola-alho imediatamente.
- Prepare o purê de batatas: Em uma panela grande, cubra as batatas descascadas com água fria e sal e deixe ferver sobre fogo médio-alto; em seguida, reduza o fogo para médio e deixe ferver até ficarem macias (cerca de 12-15 minutos). Escorra as batatas cozidas e amasse-as bem. Aqueça levemente o creme de leite e leite juntos sobre fogo médio. Adicionar ao purê de batatas e mexa até obter uma mistura homogênea. Acrescente o sal, a pimenta, a noz-moscada, e a manteiga derretida. Mexa bem e deixe esfriar. Misture a gema e reserve.
- Montagem do bacalhau a Zé do Pipo: Pré-aqueça o forno a 190° C (375° F). Em um pirex médio retangular, empilhe o bacalhau desfiado no centro do pirex, encha as bordas ao redor do bacalhau com purê de batatas, reservando cerca de ⅓ do purê. Certifique-se de que a pilha de bacalhau e as batatas estejam nivelados quase igualmente (a camada de purê de batatas ao redor do bacalhau deve ser ligeiramente mais alta do que a pilha de bacalhau).
- Distribua a mistura de cebola e alho reservada no topo da pilha de bacalhau (se já não estiver misturado com o bacalhau desfiado) e ,em seguida, distribua a maionese por cima do bacalhau ou mistura de cebola e alho.
- Ponha o ⅓ restante do purê de batatas num saco de confeiteiro com uma ponta de estrela e faça ondas ao rededor da pilha de bacalhau.
- Asse: Leve ao forno por cerca de 20 a 30 minutos ou até o purê de batatas e maionese estejam levemente dourados. Decore com as azeitonas e sirva. Bacalhau à Zé do Pipo pode ser servido com vinho branco ou tinto.
Notes
- Serve: 4 pessoas
- Tempo de preparo: 25 minutos
- Tempo de molho: 1 dia
- Tempo de cozimento: 30 minutos
- Tempo total: 1 dia e 55 minutos
Como Conservar
Guarde as sobras frias em um recipiente hermético na geladeira por até 3 dias. Reesquente a porção individual coberta no microondas por mais ou menos 2 minutos ou até ficar quente. OBS: Há mais de uma maneira de fazer Bacalhau à Zé do Pipo. Por questões visuais/ apresentação, eu prefiro usar o bacalhau desfiado e cebola em cubos em vez de filés de bacalhau e cebolas em rodelas . Eu adicionei alguns temperos à receita tradicional, a fim de fazer o prato mais saboroso.Nutrition
Post inicialmente publicado em 28 de Novembro de 2015.
Leave a Reply