Aprenda como fazer alfajor argentino caseiro recheado com doce de leite. É macio e levemente doce, do tipo que derrete na boca e pode ser degustado o ano todo, como os nossos cookies de aveia com gotas de chocolate.
Table of Contents
- 1 O que são alfajores?
- 2 Ingredientes e substituições:
- 3 Aromatizantes
- 4 Recheio Tradicional
- 5 Doce de Leite x Caramelo
- 6 Dicas Úteis
- 7 Como Fazer Alfajor
- 8 Posso fazer a massa de alfajor com antecêdencia?
- 9 Como Armazenar Alfajor Argentino
- 10 Mais receitas com biscoitos para experimentar:
- 11 Como Fazer Alfajor
O que são alfajores?
Alfajor (pronúncia espanhola: [alfaˈxoɾ], plural alfajores) é uma variante andaluza do alajú castelhano. Este biscoito recheado espanhol também é popular em Andorra, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Filipinas, Sul do Brasil, Sul da França, Uruguai e Venezuela.
A versão que estamos fazendo hoje é da Argentina, que também é muito popular no sul do Brasil, que faz fronteira com a Argentina.
A receita de alfajor pode variar de acordo com o país. Na Espanha, por exemplo, o alfajor tem forma cilíndrica, contém farinha, mel, amêndoas e uma mistura de especiarias, como canela, e é apreciado no Natal em algumas regiões. Na América do Sul, os alfajores têm formato redondo, podem ser consumidos o ano todo e contêm ingredientes diferentes.
Alguns países da América do Sul fazem a massa com farinha de trigo, somente amido de milho ou uma mistura de ambos.
O recheio usual é doce de leite, embora eu já tenha comido alfajores recheados com chocolate comprados na loja. Pode ser passados ou não em coco ralado ou coberto com chocolate.
Você pode comprá-lo facilmente online. O Alfajor de Havanna é um dos mais famosos!
Ingredientes e substituições:
- Amido de Milho: Este é o ingrediente que torna esses alfajores argentinos mais leves e derretem na boca. Mas, por outro lado, eles são mais suscetíveis a se quebrarem. Para obter aquela textura que derrete na boca e não quebrar facilmente quando pressionado como um sanduíche, use metade da quantidade de amido de milho. Nossa receita pede 2 xícaras de chá de amido de milho, então use 1 xícara de amido de milho e apenas ½ xícara de chá de farinha de trigo. Teste e veja qual versão você mais gosta. Prefiro o meu feito apenas com amido de milho. Esses alfajores de maizena têm a melhor textura, embora você tenha que manuseá-los com cuidado.
- Manteiga sem sal: como o alfajor é levemente doce, prefiro usar manteiga sem sal, mas você pode usar a manteiga com sal, se preferir. Em qualquer caso, tente usar uma manteiga de boa qualidade que contenha mais leite e gordura do que água. A manteiga europeia é melhor que a americana!
- Açúcar Granulado: É o que adoça esta sobremesa junto com o açúcar de confeiteiro e o doce de leite.
- Fermento em pó: Vai fazer os biscoitos crescerem quando assados.
- Gemas de ovo
- Leite: Usei o leite integral para torná-los mais ricos, embora um de 2% ainda funcione bem.
- Aromatizantes: Usamos extrato de baunilha e raspas de limão para dar sabor a esses biscoitos e decidimos omitir o conhaque usado na receita tradicional do alfajor argentino. Todos eles vão dar um sabor sutil, então não são a chave para um biscoito saboroso. Você pode usar todos os 3, ou apenas um ou dois deles. Você decide!
- Doce de leite: É o recheio usual mas pode-se fazer uma variação com caramelo, Nutella ou creme de manteiga de chocolate. Usei um comprado numa loja, mas se preferir, pode fazer o seu doce de leite em casa.
- Açúcar de confeitaria: é peneirado sobre os biscoitos recheados para dar um toque fino e realçar a doçura.
- Coco dessecado (opcional): Prefiro não passar as bordas dos meus alfajores em flocos de coco para dar uma aparência mais simples e refinada. Mas depende de você!
Aromatizantes
Diferentemente dos alfajores peruanos, os alfajores argentinos pedem 3 aromatizantes: raspas de limão, extrato de baunilha e conhaque.
Como mencionei antes, nenhum deles se sobresairá. Eles darão um sabor sutil à massa. Mas é melhor adicionar pelo menos um deles, em vez de nada.
Recheio Tradicional
A maioria dos alfajores na América do Sul tem recheio de doce de leite. Não é caramelo, mas doce de leite.
O recheio tradicional foi, é e sempre será doce de leite.
Você pode rechear esses biscoitos colocando doce de leite sobre um dos biscoitos com um saco de confeiteiro ou espalhando o recheio com uma colher. Se for espalhar o doce de leite, passe o fundo de uma colher de chá pelas bordas para uniformizar e passe as bordas dos biscoitos recehados em flocos de coco não adocicado, facilitando a aderência do coco. Eu coloquei o recheio mas não o coco. Faz menos sujeira!
Embora o coco combine bem com o doce de leite, é opcional e não adiciona um sabor forte!
A chave é realmente o doce de leite!
Agora você deve estar se perguntando se pode usar caramelo para rechear o seu alfajor, já que é parecido com doce de leite. A resposta é sim, emboraos dois não sejam exatamente iguais.
Doce de Leite x Caramelo
Bem, caramelo é uma criação francesa, mais antiga que doce de leite. Consiste em aquecer o açúcar até obter uma cor marrom. Você pode adicionar leite e manteiga para criar uma calda de caramelo.
Por outro lado, o doce de leite é originário da Espanha e leva leite, açúcar e bicarbonato de sódio, tendo uma consistência mais espessa que a do caramelo.
Eles podem ser ótimos substitutos um para o outro, mas são diferentes!
O doce de leite é muito popular na América do Sul e está disponível em lojas sob várias marcas - bem como a manteiga de amendoim nos Estados Unidos. Por conter leite, é menos doce que o caramelo (feito de açúcar queimado).
Dicas Úteis
Use amido de milho apenas para fazer os alfajores derreter na boca. Para torná-los menos quebradiços ou frágeis de manusear, use metade da quantidade de amido de milho indicada na receita e ¼ da quantidade de farinha. Por exemplo, se a receita pede 2 xícaras de chá de amido de milho, use 1 xícara de amido de milho e ½ xícara de farinha em vez de 1 xícara.
A manteiga deve ser de alta qualidade para um melhor sabor e amolecida para facilitar a mistura com o açúcar e as gemas.
Não amasse demais a massa! Sove apenas o suficiente até não ficar mais pegajosa. Se estiver ressecada, adicione uma pequena quantidade de leite, se necessário.
Deixe os alfajores esfriarem completamente antes de recheá-los.
Para fazer sanduíches de alfajor sem separá-los, pressione o outro biscoito levemente sobre o recheio de doce de leite com a mão inteira em vez de aplicar pressão apenas nas bordas.
Se for passá-los em coco ralado, certifique-se de usar as costas de uma colher para nivelar o recheio nas bordas, depois faça um sanduiche com os biscoitos e passe as bordas nos flocos de coco. Suja que é uma beleza! Prefiro rechear os biscoitos mas não passar eles no coco.
Se fizer alfajor para vender você terã um bom lucro! O alfajor com bolacha Maria é rápido de preparar. Basta rechear com doce de leite e passar as bordas no coco ralado ou cobrir com chocolate derretido.
Como Fazer Alfajor
- Pré-aqueça o forno a 180 graus C (350 graus F). Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve.
- Na bacia da batedeira, bata as gemas com o açúcar em velocidade média por cerca de 2 a 3 minutos ou até que a mistura fique pálida. Bata a manteiga até ficar homogênea. FOTO 1
- Adicione metade do amido de milho, depois o fermento em pó e a outra metade do amido de milho, misturando com uma espátula após cada adição. Junte a baunilha e as raspas de limão.
- Usando as mãos, sove a massa apenas até que ela não fique mais pegajosa sobre uma superfície forrada com papel manteiga. Prefiro não enfarinhar a superfície porque vai absorver a farinha deixando a massa ressecada. Se a massa ficar resssecada de qualquer forma, acrescente cerca de 1 ou 2 colheres de sopa de leite.
- Abra a massa em uma camada fina (cerca de 0.3 cm de espessura) e corte os discos usando um cortador de biscoitos (cerca de 5.5 cm de diâmetro). Enrole novamente a massa restante e repita o processo. FOTOS 2 e 3
- Usando uma espátula de metal, transfira-os com cuidado para a assadeira preparada, mantendo uam distância de cerca de 2,5 cm entre eles.
- Asse por cerca de 8 minutos ou até firmar e dourar levemente nas bordas inferiores. Deixe esfriar antes de rechear com o doce de leite.
- Para recheá-los, coloque o doce de leite numa sacola de confeiteiro e recheie metade dos biscoitos ou espalhe o recheio com as costas de uma colher de chá. FOTO 4
- A primeira opção gerará menos sujeira e evitará que os biscoitos quebrem facilmente. Em seguida, use a metade restante dos biscoitos para cobrir o recheio (sanduíche), aplicando uma leve pressão no centro com a mão inteira em vez de pressionar as bordas. FOTO 5
- Se preferir (opcional), passe a bordas dos biscoitos recheados no coco ralado para grudar no doce de leite. Peneire o açúcar de confeiteiro sobre cada alfajor. FOTO 6
Posso fazer a massa de alfajor com antecêdencia?
Faça a massa, embrulhe bem com filme plástico e leve à geladeira por até 3 a 5 dias. Ou congele a massa embrulhada em filme plástico e colocada em um saco para freezer por até 3 meses.
Como Armazenar Alfajor Argentino
Deixe os alfajores esfriarem completamente antes de rechear eles. Os alfajores argentinos assados conservam bem em recipientes herméticos por até 7 dias. Saiba que o doce de leite transferirá umidade para os biscoitos e os amolecerá depois de um tempo. Mas eles ainda estão bons!
Mais receitas com biscoitos para experimentar:
- Biscoito amanteigado
- Pavê de biscoito
- Biscoito de nata com doce de leite
- Biscoito de amendoim recheado
- Biscoito prestígio caseiro
- Receita de pão de mel
COMPARTILHE!
Como Fazer Alfajor
Equipment
- batedeira
- tigela
- espátula
- Saco e bico de confeiteiro
Ingredients
Ingredientes:
- 4 gemas de ovo
- ¼ xícara de chá de açúcar granulado
- ⅔ xícara de chá de manteiga sem sal a manteiga europeia é mais saborosa e tem mais leite e gordura do que água, tornando-se ideal para esta receita
- 2 xícaras de chá de amido de milho ou 1 xícara de amido de milho e ½ xícara de farinha para de trigo (eles ficarão menos quebradiços, mas não tão derretem na boca)
- 4 colheres de chá de fermento em pó
- ½ colher de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de chá de raspas de limão
- ½ colher de chá de conhaque (opcional)
- 396 gramas de doce de leite lata
- Coco ralado sem açúcar opcional
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar o topo
Instructions
Modo de Preparo:
- Pré-aqueça o forno a 180 graus C (350 graus F). Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve.
- Na bacia da batedeira, bata as gemas com o açúcar em velocidade média por cerca de 2 a 3 minutos ou até que a mistura fique pálida. Bata a manteiga até ficar homogênea.
- Adicione metade do amido de milho, depois o fermento em pó e a outra metade do amido de milho, misturando com uma espátula após cada adição. Junte a baunilha e as raspas de limão.
- Usando as mãos, sove a massa apenas até que ela não fique mais pegajosa sobre uma superfície forrada com papel manteiga. Prefiro não enfarinhar a superfície porque vai absorver a farinha deixando a massa ressecada. Se a massa ficar resssecada de qualquer forma, acrescente cerca de 1 ou 2 colheres de sopa de leite.
- Abra a massa em uma camada fina (cerca de 0.3 cm de espessura) e corte os discos usando um cortador de biscoitos (cerca de 5.5 cm de diâmetro). Enrole novamente a massa restante e repita o processo.
- Usando uma espátula de metal, transfira-os com cuidado para a assadeira preparada, mantendo uam distância de cerca de 2,5 cm entre eles.
- Asse por cerca de 8 minutos ou até firmar e dourar levemente nas bordas inferiores. Deixe esfriar antes de rechear com o doce de leite.
- Para recheá-los, coloque o doce de leite numa sacola de confeiteiro e recheie metade dos biscoitos ou espalhe o recheio com as costas de uma colher de chá. A primeira opção gerará menos sujeira e evitará que os biscoitos quebrem facilmente. Em seguida, use a metade restante dos biscoitos para cobrir o recheio (sanduíche), aplicando uma leve pressão no centro com a mão inteira em vez de pressionar as bordas.
- Se preferir (opcional), passe a bordas dos biscoitos recheados no coco ralado para grudar no doce de leite. Peneire o açúcar de confeiteiro sobre cada alfajor.
Video
Notes
- Rendimento: 15 alfajores
- Tempo de preparo: 32 minutos
- Tempo de cozimento: 8 minutos
- Tempo total: 40 minutos
Leave a Reply